Trechos do capítulo 19 - "Não negligencie o avivamento" (Ray Ortlund, Jr.) - do livro "Amado Timóteo: uma coletânea de cartas ao pastor", editado por Thomas K. Ascol (versão e-book/kindle):
'[...] Espero que, pela fé, você esteja desfrutando de um senso do favor de Deus através da obra consumada de Cristo na cruz. Deixe o sorriso de Deus encorajá-lo, incentivá-lo e energizá-lo para o seu serviço. Radie esta graça aos outros - eles também precisam dela. Nós somos todos tão fracos e precisamos de forte encorajamento.'
'[...] Basicamente, há estas duas formas de se realizar o ministério pastoral. Eu sei que você continuará a esforçar-se para obter um ministério moldado à semelhança de Deus, qualquer que seja o custo. Se o objetivo fosse ser condescendente a fim de, meramente, se fazer agradável aos homens, o seu ministério seria mais fácil. Seus padrões incorretos seriam sempre a popularidade, tranquilidade, controle, paz a todo custo, seguindo sempre o caminho de menor resistência. Você então aspiraria o respaldado lugar de um "cara realmente legal", como disse um autor contemporâneo.'
'Porém, uma vez que você tenha determinado agradar a Deus em primeiro lugar e acima de todas as coisas, o seu caminho será muito difícil. Naturalmente, você quer ganhar o afeto das pessoas. Você ama pessoas e aprecia sua companhia, como realmente deveria. Você quer que elas o amem, por causa de Jesus. Paulo disse: "Assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos" (1Co 10.33). Que declaração arrebatadora de seu generoso desejo de ouvir, ajustar, ceder e adaptar-se! Paulo tentou fortemente não afastar as pessoas. Ele queria ganhar um ouvinte, por amor ao Senhor. Então, moldou suas estratégias de forma a voar sob os seus radares, desarmar os seus preceitos e ser agradável a elas. "Assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos". Você também seja assim, Timóteo, e isto está certo. jamais se torne um homem mesquinho, irritável e egoísta. Paulo não era. Seu ministério era tão aprazível que deliciava as pessoas, porque ele vivia como um servo à semelhança de Cristo, por amor ao evangelho.'
'Também é verdade que caso você, assim como Paulo, mire bem alto, a sua visão desafiará as pessoas. Você as motivará. Poderá fazê-las sentirem-se desconfortáveis. Elas podem até mesmo se sentir ameaçadas em determinados momentos. Você irá inevitavelmente (algumas vezes você nem perceberá que está fazendo isto) desafiar aspectos de sua igreja, os quais algumas pessoas prefeririam não tratar. Então, em sua caminhada com Deus, você assumirá riscos. Irá desconsiderar os seus próprios interesses em prol do avanço do evangelho. E em nenhuma outra área isto é mais verdadeiro que no avivamento.'
'Mencionei anteriormente as palestras de J.I. Packer, as quais ouvi quando ainda era um seminarista. E uma de suas frases simplesmente não me permitia relaxar: "não negligencie a dimensão de um avivamento em seu ministério". Você sabe, Timóteo, alguns homens negligenciam. Eles nem sequer pensam em termos de avivamento. Isto jamais lhes passa pela cabeça. Estão focados no sermão do próximo domingo e nas conferências missionárias do ano seguinte. O seu pensamento é limitado aos programas de sua igreja. Jamais lhes ocorre que o momento máximo de qualquer igreja é quando Deus manifesta sua presença como uma erupção. Seu poder e santidade cancela eventos no calendário da igreja e estabelece Ele próprio como o centro da fascinação reverente de uma igreja. Deus é maravilhosamente capaz de visitar o seu povo.'
'Sei que o seu coração também anseia por avivamentos. Juntos, estamos orando por um grande avanço do evangelho em nossa geração. Não estamos satisfeitos com a mediocridade atual da igreja evangélica. Não podemos suportar a existência, se o nome de Jesus não for honrado, amado, desejado e obedecido mais e mais, além de onde podemos enxergar. Anelamos por um espírito de arrependimento para quebrantar nossas igrejas superficiais e narcisistas, juntamente a um espírito de fé para enchê-las com o Espírito Santo. Oramos pelo privilégio de reviver o livro de Atos em nossos tempos - um derramamento maciço do Espírito, de forma que a Palavra atravesse como um raio, da igreja para o mundo, mudando a face de nossa geração, de acordo com as promessas da Palavra profética de Deus. Mas nem todos se sentem dessa forma. Alguns cristãos simplesmente não sentem aquele fogo intenso queimando em seus corações. E quando eles o encontram em outros, alguns não compreendem e talvez nem gostem. Você ficará surpreso, Timóteo, em como cristãos de bom coração, sinceros, podem resistir a um avivamento. Você irá ouvir suas defensivas: "O que você quer dizer quando fala que nós precisamos de um avivamento? Pastor, você está dizendo que nós não temos orado o bastante? Está dizendo que há alguma coisa errada conosco? Está dizendo que Deus não nos tem abençoado durante todos estes anos? Está invalidando tudo o que nós temos sido e feito? Isto implica que nós não temos o coração voltado para o evangelismo? O que você quer dizer, quando fala que nós precisamos de um avivamento? Nós já estávamos servindo ao Senhor muito antes de você aparecer aqui! E se você está pensando que vai mudar a nossa igreja, saiba que nós gostamos dela exatamente do jeito que está, e muito obrigado".'
'[1.] Em primeiro lugar, conduza o seu povo espiritualmente. Você não está lá apenas para dirigir os programas da igreja. Sabiamente organizados, tais artifícios institucionais têm o seu uso. [...] Algum tempo atrás, depois de um culto, uma irmã sábia, porém frustrada, se aproximou de seu pastor-professor - e eu enfatizo aqui o professor - com o seguinte pedido: "Pastor, leve-nos até Jesus!". Agora, Timóteo, este é o seu grande privilégio e responsabilidade. Domingo após domingo, leve o seu povo pela mão, por assim dizer; traga-os à presença do seu Senhor e os deixe lá. Use os cultos semanais para um envolvimento de mente e coração com o Deus vivo. Use a sua pregação para conduzir o povo através da Palavra ao Senhor revelado nela. Use a sua oração para demonstrar o quão real Deus é, através de Cristo, para nós pecadores. Não é seu trabalho proteger o povo do Deus vivo, mas sim trazê-lo à sua presença. Nossa tendência constante é de cair numa rotina religiosa apressada, correndo de uma atividade à outra, sem orar ou pensar naquilo que estamos fazendo. Então, se o Senhor realmente se manifesta, nós mesmos podemos ser pegos tão de surpresa que estragamos o momento [...]. Então eu insisto que você, Timóteo, lute e ore, a fim de que possa permanecer espiritualmente acordado. Onde quer que você esteja, esconda-se em Cristo, e conduza o povo a viver lá também. Coisas maravilhosas e surpreendentes podem acontecer quando nossas Bíblias e nossos corações estão completamente abertos diante de Deus.'
'[2.] Em segundo lugar, pregue o evangelho esperançosamente. Através de Cristo e por causa de seu nome, você foi chamado para pregar a graça de Deus aos pecadores. Que alegria! E Ele está sempre pronto a derramar seu Espírito sobre você momento após momento, num frescor contínuo para o propósito da salvação. Que fonte! Martyn Lloyd-Jones concluiu suas preleções no Seminário Teológico de Westminster, em 1969, perguntando: "O que, então devemos fazer a este respeito? Há apenas uma conclusão óbvia. Busque-O! Busque-O! O que nós podemos fazer sem Ele? Busque-O! Busque-O sempre! Mas vá além de buscá-Lo; espere-O. Você espera que alguma coisa aconteça, quando se levanta para pregar no púlpito? Ou você simplesmente fala a si mesmo: 'Bem, eu já preparei o meu sermão, o qual explicarei agora; alguns deles irão gostar e outros não' ? Você está esperando que seu sermão seja o ponto decisivo na vida de alguém? Você está esperando que alguém tenha uma experiência máxima? É isto que a pregação deveria fazer. É isto que você encontra na Bíblia e na história subsequente da igreja. Busque o poder dEle, espere o poder dEle, anele o poder dEle." [D. Martyn Lloyd-Jones, "Pregação e Pregadores"].'
'[...] A maior batalha em seu ministério será travada no seu interior, enquanto você luta para manter-se esperando a bênção de Deus, face aos seus próprios pecados e aos pecados dos outros. O único remédio contra o desespero no ministério é o evangelho. Continue pregando o evangelho para você mesmo em primeiro lugar. Continue lembrando a si mesmo de que Deus ama os pecadores, Deus trabalha com os pecadores. Encoraje a si mesmo sabendo que a Palavra do Senhor veio a Jonas "uma segunda vez" (Jn 3.1). E através de Jonas - até mesmo Jonas! - a palavra transformou uma cidade ímpia. Não somos você e eu tão inadequados e problemáticos como Jonas? Mas Aquele que nos enviou é "Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal" (Jn 4.2). Alguém disse incisivamente: "Deus não escolhe os capacitados; Ele capacita os escolhidos". Então, Timóteo, deixe que o mistério de Sua graça sustente as suas expectativas, face aos argumentos plausíveis para desistência de si mesmo e dos outros.'
'[3.] Em terceiro lugar, aceite o sofrimento humildemente. Vamos encarar a realidade. Não são muitos os cristãos que ardem em aspirações espirituais heróicas. Muitos dos nossos melhores crentes tendem a ficar absorvidos com o churrasco do próximo fim de semana, a pescaria do mês que vem, ou a aposentadoria do próximo ano, muito semelhantes às preocupações do mundo. Como resultado disto, meu caro, você pode acabar sendo mal interpretado, temido e rejeitado por alguns cristãos. Exatamente por estar vivendo corajosamente para o Senhor, você pode ser visto como inimigo. E no fim das contas, de certa forma, você o é. Ao direcionar-se para o triunfo de Cristo somente, você está, mais do que pretendia ou imaginava, se colocando contra os ídolos que dominam o caráter de algumas igrejas.'
'[...] Frederick William Faber disse isto claramente em um de seus hinos: "Aprenda a perder com Deus" [poema "To Lose—With God" & hino "Workman of God, O Lose Not Heart"]***. Você sabe, do evangelho, que é a cruz que triunfa. É a morte que leva à vida. É a vergonha que leva à honra. É o sacrifício que herda abundância. Nos caminhos de Deus - quão estranhos, quão contraintuitivos são seus caminhos e experimentados apenas quando confiamos nEle, mais do que confiamos em nossos próprios instintos, auto-preservadores mas destrutivos - você tem uma razão para aceitar a adversidade com humildade. Sua humildade foi ordenada por Deus para penetrar as consciências e acordar os corações sonolentos. Ao seguir o Jesus crucificado, você se tornará um agente do avivamento para o Cristo ressurreto. Ele lhe dará esta certeza. Então, não perca o ânimo. Quando você está fraco, é que está forte.'
--------------------------------------------------
*** Poem: "To Lose - With God"
(by Frederick William Faber)
Thrice blest is he to whom is given
The instinct that can tell
That God is on the field, when he
Is most invisible!
And blest is he who can divine
Where real right doth lie,
And dares to take the side that seems
Wrong to man's blindfold eye!
Then learn to scorn the praise of men!
O learn to lose—with God!
For Jesus won the world through shame,
And beckons thee his road.
And right is right, since God is God,
And right the day must win:
To doubt would be disloyalty,
To falter would be sin!
--------------------------------------------------
Tradução: "Perder — com Deus"
(por Frederick William Faber)
Três vezes abençoado é aquele a quem é dado
O instinto que pode dizer
Que Deus está em campo, quando Ele
É mais invisível!
E abençoado é aquele que pode adivinhar
Onde a verdadeira justiça está,
E ousa tomar partido do lado que parece
Errado aos olhos vendados do homem!
Então aprenda a desprezar os elogios dos homens!
Ó, aprenda a perder — com Deus!
Pois Jesus venceu o mundo pela vergonha,
E acena para você em seu caminho.
E o certo é certo, já que Deus é Deus,
E o que é certo deve prevalecer no dia:
Duvidar seria deslealdade,
Cair seria pecado!
--------------------------------------------------