Print Friendly and PDF

14 abril 2022

Pensamento em citação 54


"À medida que conquistamos pico após pico, vemos diante de nós regiões cheias de interesse e beleza, mas não vemos o nosso objetivo, não vemos o horizonte; à distância erguem-se picos ainda mais altos, que irão render aos que os ascenderem perspectivas ainda mais amplas, e um sentimento mais profundo, a verdade que é enfatizada por cada avanço na ciência, de que 'Grandes são as obras do Senhor'."
[Conclusão da palestra inaugural de J.J. Thomson, The British Association at Winnipeg. Nature 81, n.2078, p.248-263 (1909)]

"A ideia de que a eletricidade é transmitida por uma minúscula partícula relacionada ao átomo foi apresentada pela primeira vez na década de 1830. Na década de 1890, J. J. Thomson conseguiu estimar sua magnitude realizando experimentos com partículas carregadas em gases. Em 1897 ele mostrou que os raios catódicos (radiação emitida quando uma tensão [voltagem] é aplicada entre duas placas de metal dentro de um tubo de vidro preenchido com gás, em baixa pressão) consistem em partículas - elétrons - que conduzem eletricidade. Thomson também concluiu que os elétrons fazem parte dos átomos." [Nobel Prize]
 
"Mas posso citar uma lista de nomes que expressam um fato definido, que são os seus alunos que foram ganhadores do Prêmio Nobel. A atribuição destes prêmios [Nobel] começou em 1901. Ele próprio [J.J. Thomson] recebeu o prêmio de física em 1906. Os Prêmios Nobel atribuídos aos seus alunos foram: Rutherford (1908), W.L. Bragg (1915), Barkla (1917), Aston (1922), C.T.R. Wilson (1927), O.W. Richardson (1928), G.P. Thomson (1937). Não há mais ninguém que possa mostrar uma lista de oito [8] Prêmios Nobel concedidos a ele [J.J. Thomson] e a seus alunos durante sua vida, e é improvável que haja. Todas essas pessoas realmente receberam a parte importante do seu treinamento sob [a orientação de] "J.J.", e no Laboratório Cavendish. Ele foi um grande inspirador. Não consigo pensar em nenhum outro homem que, em tal medida, tenha feito tanto bem intelectual a tantos outros em sua própria vida."

J. J. Thomson foi nomeado "Professor Cavendish" em 1884, aos 28 anos de idade.
 
The works of the Lord are great; sought out of all them that have pleasure therein’ 
(Psalms 111:2, KJV)

"Sobre a entrada principal do Laboratório Cavendish, sede do Departamento de Física da Universidade de Cambridge, há uma inscrição: 'Grandes são as obras do SENHOR, consideradas por todos os que nelas se comprazem' (Salmos 111:2). Esse uso de uma passagem bíblica na arquitetura é um tanto incomum para um laboratório universitário de física, que foi construído em 1973. A passagem foi colocada ali por sugestão de Andrew Briggs, que era estudante de doutorado na época. Briggs é agora Professor de Nanomateriais na Universidade de Oxford. Ele apreciou a inscrição latina do Salmo 111, versículo 2, esculpida nas portas do primeiro Laboratório Cavendish, quase certamente por instigação do primeiro Professor Cavendish, James Clerk Maxwell. Então, ele sugeriu que fosse colocado, em inglês, na entrada do novo prédio." (Física & Salmos)