Translate

Print Friendly and PDF

26 novembro 2023

Os Atributos de Deus: A Imutabilidade de Deus (cap.7)

"Primeiro, Deus é imutável em Sua essência. Sua natureza e seu ser são infinitos e, portanto, não sujeitos a mutações. Nunca houve um tempo em que Ele não existisse; nunca chegará um momento em que Ele deixará de existir. Deus não evoluiu, cresceu ou melhorou. Tudo o que Ele é hoje, Ele sempre foi e sempre será. 'Eu, o Senhor, não mudo' (Ml 3:6); essa é a Sua própria afirmação irrestrita. Ele não pode mudar para melhor, pois já é perfeito; e sendo perfeito, Ele não pode mudar para pior. Ele não poder ser afetado por qualquer coisa fora d’Ele, e por isso a melhoria ou deterioração é impossível à Ele. Ele é perpetuamente o mesmo. Ele só pode dizer: 'EU SOU O QUE SOU' (Ex 3:14). Ele não é influenciado pela passagem do tempo. Não há ruga na fronte da eternidade. Portanto, Seu poder nunca pode diminuir nem Sua glória pode desaparecer."

"O propósito de Deus nunca muda. Uma de duas coisas faz com que um homem mude de ideia e reverta seus planos: falta de previsão para antecipar o que acontecerá, ou falta de poder para executar o que tem que executar. Mas como Deus é onisciente e onipotente, nunca há necessidade de Ele revisar Seus decretos. Não, 'O conselho do SENHOR dura para sempre; os desígnios do seu coração, por todas as gerações' (Sl 33:11). Por isso, o autor da carta aos hebreus fala sobre 'imutabilidade do seu propósito' (Hb 6:17)." 

"O homem caído é inconstante. As palavras de Jacó a respeito de Rubem se aplicam com força total a todos os descendentes de Adão: 'impetuoso como a água' (Gn 49:4). Não devemos depender de nenhum ser humano. 'Não confieis em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação' (Sl 146:3). Se desobedeço a Deus, mereço ser enganado e desapontado por meus semelhantes. As pessoas que gostam de você hoje podem te odiar amanhã. A multidão que clamava: 'Hosana ao Filho de Davi' (Mt 21:9), rapidamente começaram a dizer: 'Crucifica-o! Crucifica-o!' (Lc 23:21)."
 
Onde devemos firmar nossos pés:
"Aqui está um conforto sólido. Não se pode confiar na natureza humana; mas posso confiar em Deus! Por mais instável que eu seja, por mais inconstantes que meus amigos possam ser, Deus não muda. Se Ele variasse como nós; se Ele desejasse uma coisa hoje e outra amanhã; se Ele fosse controlado pelo capricho, quem poderia confiar n’Ele? Mas, todo louvor ao Seu nome glorioso, pois Ele é sempre o mesmo. Seu propósito é fixo; Sua vontade é estável; Sua palavra é certa. Aqui, então, está uma Rocha na qual podemos firmar nossos pés, enquanto uma poderosa torrente varre tudo ao nosso redor. A permanência do caráter de Deus garante o cumprimento de Suas promessas: 'Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; mas a minha misericórdia não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não será removida, diz o SENHOR, que se compadece de ti' (Is 54:10)." 

Aqui está o encorajamento à oração:
" 'Que conforto teríamos ao orar para um deus que, como o camaleão, muda de cor a cada momento? Quem faria uma petição a um príncipe terreno que era tão mutável a ponto de conceder uma petição um dia e negá-la em outro?' (Stephen Charnock, 1670). Mas alguém deveria perguntar, mas qual é a utilidade de orar para Aquele cuja vontade já está estabelecida? Porque Ele requer isso de nós. Que bênçãos Deus prometeu sem que as procurássemos? 'Se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve' (1 Jo 5:14). Deus deseja tudo o que é bom para o bem de Seus filhos."

(Trechos do livro "Os Atributos de Deus", de A.W. Pink, cap. 7: "A Imutabilidade de Deus")