Translate

Print Friendly and PDF

26 novembro 2023

Os Atributos de Deus: A Presciência de Deus (cap.4)

"Há aqueles hoje que estão fazendo mau uso desta mesma verdade para desacreditar e negar a soberania absoluta de Deus na salvação dos pecadores. Assim como os altos críticos estão repudiando a inspiração divina das Escrituras; assim como evolucionistas estão repudiando a obra de Deus na criação; assim, alguns pseudo-professores da Bíblia estão pervertendo a presciência de Deus a fim de anular Sua eleição incondicional para a vida eterna."

"O fato é que 'presciência' nunca é usada nas Escrituras em conexão com eventos ou ações; em vez disso, tais palavras sempre se refere a pessoas. Diz-se que Deus 'conheceu de antemão' as pessoas, não as ações dessas pessoas. Como prova disso, citaremos agora cada passagem em que essa expressão é encontrada. A primeira ocorrência está em Atos 2:23. Ali lemos: 'Sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos'. Se atenção cuidadosa for dada às palavras deste versículo, será visto que o apóstolo não estava falando da presciência de Deus sobre o ato da crucificação, mas da Pessoa crucificada: 'Ele [Cristo] sendo entregue pelo...' A segunda ocorrência está em Romanos 8:29,30. 'Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou'. Atente-se bem o pronome que é usado aqui. Não é o que Ele conheceu de antemão, mas quem Ele conheceu. Não é a rendição de suas vontades nem a crença de seus corações, mas são as próprias pessoas que Ele conheceu. 'Deus não rejeitou o seu povo, a quem de antemão conheceu' (Rm 11:2). Mais uma vez, a referência clara é a pessoas, e apenas a pessoas. A última menção está em 1 Pedro 1:2: 'Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai'. Quem são os 'eleitos segundo a presciência de Deus Pai'? O versículo anterior nos diz: a referência é aos 'estranhos dispersos', ou seja, os cristãos que estavam em Diáspora, na Dispersão; os judeus crentes. Assim, aqui também a referência é a pessoas, e não a seus atos previstos. Agora, em vista dessas passagens (e não há mais), que fundamento bíblico existe para alguém dizer que Deus 'previu' os atos de certos, a saber, seu 'arrependimento e crença' e que por causa desses atos Ele os elegeu para a salvação? A resposta é: Nenhum. A Escritura nunca fala de arrependimento e fé como sendo previstos ou 'pré-conhecidos' por Deus."

(Trechos do livro "Os Atributos de Deus", de A.W. Pink, cap. 4: "A Presciência de Deus")