Translate

Print Friendly and PDF

29 junho 2024

Como cultivar a amizade bíblica

Você conhece os princípios bíblicos para a amizade?

Você tem procurado cultivar amizades bíblicas?

Você tem desfrutado de amizades verdadeiras?

--------------------------------------------------

- Nossa cultura não é do tipo que provê grande encorajamento para criar e desenvolver amizades profundas, duradouras e satisfatórias. Tais amizades requerem tempo e sacrifício, e a cultura ocidental do início do século XXI é ocupada; um mundo que, via de regra, está muito mais interessado em receber e ter, do que em sacrificar e dar.

- C.S. Lewis (1898-1963), em “Cartas do diabo ao seu aprendiz”, escreve sobre a batalha espiritual do ponto de vista do nosso inimigo, com uma alegre declaração do diabo sênior (Screwtape, “fita adesiva”) ao seu sobrinho (Wormwood, “absinto”): “nos escritos modernos cristãos”, encontram-se “poucos dos avisos antigos sobre as vaidades terrenas, a escolha de amigos e o valor do tempo”.

- Platão (~427-347 a.C.) dedicou um livro inteiro (“Lísis”), além de porções substanciais de outros 2 livros (“Fedro” e “O banquete”), à análise do tema amizade. Aristóteles (384-322 a.C.) apresentou discussões do tópico amizade em 2 de 10 livros (“Ética a Nicômaco”).

- Há reflexões sobre amizade em Ec 4:7-12 e em Provérbios, e exemplos de como deveria ser a amizade cristã (Rute e Noemi, Davi e Jônatas).

-------------------------------------------------- 

“O olhar de amigo alegra ao coração; as boas-novas fortalecem até os ossos” (Pv 15:30)

“Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” (Pv 17:17)

“Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos” (Pv 27:5-6)

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante [...] Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade” (Ec 4:9,10,12)

 --------------------------------------------------

- Em tempos de egoísmo, o lema tem sido: “farinha pouca, meu pirão primeiro

- Temos vivido também uma escassez de amigos, e de oportunidades de tomar um cafezinho com eles. Assim, temos vivido uma época de “PocaFe”, com pouca (ou nenhuma) fé em Cristo Jesus, e pouco café entre amigos e entre irmãos na fé.

A ausência de amigos verdadeiros se faz presente

no vazio da alma cheia de tristeza e cansaço...

- O contrassenso de um mundo que está aparentemente “encolhendo”, através do desenvolvimento de tecnologias de comunicação (aplicativos, redes sociais, o velho e esquecido e-mail, a medieval ligação telefônica), mas na verdade, está “inflamaNdo no inchaço” do afastamento das pessoas, muitas delas usando estes meios de comunicação apenas de forma utilitária e pragmática, economizando em frases, em palavras, e até mesmo em letras (tc, vc).

Ah! Como a vida (especialmente a vida cristã) está ficando mais empobrecida sem amigos e sem café entre eles... Uma vida PocaFe...

Que contraste com o Verdadeiro Amigo... o Senhor Jesus Cristo!

 --------------------------------------------------

12O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.13Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus *amigos.14Vós sois meus *amigos, se fazeis o que eu vos mando.15Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado *amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.16Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.17Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.” (Palavras do próprio Senhor Jesus Cristo, em João 15:12-17)

 

*amigo [philos]: (1) amigo, ser amigável a alguém, desejar a ele tudo de bom; (2) sócio; (3) um dos amigos do noivo, que em seu favor, pediu a mão da noiva, e prestou a ele vários serviços na realização do casamento e celebração das núpcias.

 --------------------------------------------------

Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo(Êx 33:11)

“Eu pensava que tinha de obedecer a lei, e fui a Moisés para resolver a questão, e ele imediatamente me derrubou. Eu sabia que merecia isso e não reclamei. Preparei-me, e novamente fui a ele; com um baque ainda mais severo, segunda vez ele me derrubou ao chão. Fiquei surpreso e implorei que ele me escutasse. Mas ele me expulsou do Sinai, e não me deu nenhuma satisfação. No meu desespero, fui ao Calvário. Ali, encontrei Quem teve piedade de mim, perdoou meus pecados, e encheu meu coração de seu amor. Eu olhei para ele, e sua misericórdia curadora penetrou todo meu ser, e curou minha moléstia interna. Agora, voltei para Moisés para lhe contar o que acontecera. Ele sorriu para mim, cumprimentou-me e me recebeu com grande amor; desde então ele nunca mais me derrubou. Foi por meio do Calvário até o Sinai, e todos os seus trovões estão silenciosos.” [Thomas Watson, "The Ten Commandments"]

--------------------------------------------------

Pausa para uma breve oração:

(orar por alguém vs. orar com algúem)

Senhor, tu és o único e verdadeiro Deus Vivo, Criador, Provedor, Salvador, Conselheiro, Rei, Profeta, Sacerdote, e Amigo!

Clamamos, através dos méritos do nosso bendito Redentor Jesus – por meio da sua obediência e do seu sacrifício – que o Senhor, na sua poderosa providência e entranhável misericórdia, estabeleça novos relacionamentos de amizades cristãs verdadeiras em nossas vidas, e restaure as amizades corroídas pelo tempo e pelo desgaste do nosso pecado. Pedimos, e agradecemos, em nome e por amor a Jesus Cristo, o verdadeiro e fiel Amigo! Amém
 --------------------------------------------------

“Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor”  

(1Coríntios 1:31b)

Glória somente a Deus por tudo!

--------------------------------------------------

***Fontes e Links: 

1) "Como Cultivar a Amizade Bíblica", Joel Beeke & Michael Haykin

2) "8 mulheres de fé", Michael Haykin

3) Postagem sobre o livro "8 mulhetes de fé" (Michael Haykin) neste blog

4) Postagens sobre o tema "Amizade" neste blog

5) Postagem sobre "Amizade verdadeira


[Download do texto acima em arquivo PDF