Translate

Print Friendly and PDF

05 dezembro 2011

Tapeinophrosune

Não sou especialista em outros idiomas, mas esta palavra me chamou atenção por causa do seu importante significado diante da insondável sabedoria de Deus.


Tapeinophrosune

No léxico grego, usado para a interpretação neotestamentária, tapeinophrosune significa humildade, modéstia. Esta característica humana parece estar em desuso crescente.
A cada dia, as descobertas científicas e filosóficas da humanidade têm contribuído para a construção de uma visão de mundo mais antropocêntrica. Isto ocorre, provavelmente, por nos esquecermos de que é o Senhor, nosso Criador, que nos permite conhecer o que nos pode ser revelado, como está escrito, por exemplo, no livro de Deuteronômio (29:29): “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei”.
A tentação de acreditar que o homem é capaz de fazer todas as descobertas por conta própria, em completa independência, está muito presente nos dias atuais.
O apóstolo Paulo, quando escreve aos Romanos no versículo 33 do undécimo capítulo, ressalta a intangibilidade do conhecimento e da sabedoria de Deus para os humanos, no texto “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!”
Esta humildade está associada à virtude de reconhecer que a nossa vida deve estar centrada na soberania de Deus. É necessário reconhecer que é através da Sua Glória que podemos ter acesso aos mistérios do universo e da vida, os quais por Ele são revelados ao conhecimento humano, limitado em sua própria natureza.
Parece que apenas quando conseguimos exercer a nossa humildade e reconhecer a nossa insignificância diante de Deus, é que alcançamos o esplendor do alinhamento e da comunhão com Ele, no sentido mais excelso da palavra.
A falsa modéstia não tem serventia alguma neste processo. A honestidade verdadeira, de coração e mente, é que proclama a obediência à zelosa vontade de Deus.
Tapeinophrosune...... um exercício que devemos praticar todo dia, o dia todo, com todos ao nosso redor, mas principalmente diante de Deus, o nosso Senhor absoluto.