Translate

Print Friendly and PDF

23 janeiro 2012

Neblina efêmera

"Se Deus quiser" é uma frase muito comum e empregada muitas vezes de maneira inconsciente. É importante conhecer o seu significado bíblico.


Neblina efêmera

                Na final do quarto capítulo da epístola de Tiago pode ser encontrada uma lição valiosa sobre a necessidade de uma postura humilde diante da soberana vontade de Deus para as nossas vidas.
            O versículo 14 deste capítulo apresenta as seguintes palavras: “Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa” (NVI). Em outras versões da bíblia (ARA), no lugar de “neblina”, aparece a palavra “vapor”, dando a mesma conotação de volatilidade e efemeridade para a nossa existência terrena. É difícil imaginar uma analogia mais didática e esclarecedora do que esta.
Nossa vida neste planeta não passa de “uma neblina (ou vapor) que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa (ou desvanece)”, em comparação com a existência eterna e o caráter imutável do nosso Criador.
O autor da epístola, sob o poder da luz do Santo Espírito, ensina no versículo 15 que devemos nos lembrar do poder de Deus e de sua vontade absoluta diante de todas as ocasiões e oportunidades, e que deveríamos sempre dizer “se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”.
Parece que estes ensinamentos estão diretamente relacionados à famosa frase “Se Deus quiser”, rotineiramente utilizada por várias pessoas, até mesmo de maneira inconsciente, às vezes, por causa do senso comum ou pela força da repetição. Da próxima vez que utilizar esta frase, faço o convite a pensar sobre o profundo significado bíblico que existe por trás desta forma de se expressar.
            Se Deus quiser, faremos planos alvissareiros para as nossas vidas e, também se Deus quiser, estes planos estarão alinhados com os Seus desígnios divinos para os nossos propósitos, de acordo com a Sua imensurável sapiência.
E, ainda, se o Senhor quiser, faremos tais coisas com humildade sincera, durante toda a efêmera existência da nossa neblina vaporizada.