Translate

Print Friendly and PDF

21 fevereiro 2012

Esvaziar-se

O exercício de esvaziar-se a si mesmo, a exemplo do nosso Senhor Jesus Cristo, é igualmente desafiador e necessário para o aprimoramento do ser cristão autêntico.


Esvaziar-se

O apóstolo Paulo, levando as boas novas do evangelho aos gentios de Filipos, no segundo capítulo de sua epístola (Fp 2:5-7), exorta: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens”.
            Este texto proclama a humildade através do exemplo maior de nosso Senhor Jesus Cristo, que “esvaziou-se a si mesmo”, não se apegando a sua essência divina, mas transformando-se em servo, à semelhança dos homens.
            O mundo cultua a auto-valorização, a auto-afirmação, o “encher-se de si mesmo” para tentar sobressair-se dentre os semelhantes, mas o exemplo de Jesus é claro, desfazendo-se de sua condição divina para valorizar a sua condição de servo, aproximando-se de seus semelhantes humanos, não em pecado, pois foi e é puro como cordeiro redentor, mas sim em substância e constituição.
            E, como se já não bastasse o Seu exercício de humildade, muitas vezes além da compreensão humana, Ele ainda concedeu o seu sangue imaculado na cruz, por amor às criaturas que o nosso Deus e Pai estabeleceu outrora, de acordo com a Sua vontade soberana.
            Deus meu, Pai misericordioso, permita-me esvaziar-se de mim mesmo, seguindo o exemplo majestoso do Seu filho unigênito, para que o Teu Santo Espírito preencha este espaço liberado em meu âmago com a água viva da Tua fonte revigorante de sabedoria e discernimento, de amor e humildade, de graça e paz, neste exercício edificante e desafiador de amadurecimento cristão.
            Louvado seja o Teu poder, pelos séculos dos séculos.
            Amém.