Translate

Print Friendly and PDF

25 fevereiro 2012

A fé na ciência

A ciência e a fé são perfeitamente compatíveis no ser humano.


A fé na ciência

A ciência é um conjunto de conhecimentos sobre eventos naturais, em todos os aspectos, inclusive os antropogênicos. Ela é produzida e propagada através do método científico, que busca interpretar evidências a partir da formulação de hipóteses e da realização de observações minuciosas e reprodutíveis para estes eventos.
Um cientista, para desenvolver suas atividades de pesquisa, precisa ter fé na ciência, no método científico e nas observações científicas realizadas anteriormente por seus antecessores, pois de outra forma, ainda hoje estaríamos re-inventando a roda.
A humanidade também precisa ter fé na ciência, pois é através dela que são feitas descobertas para a melhoria da qualidade de vida, como por exemplo, novas tecnologias que trazem saúde, conforto e bem-estar, além de mais conhecimento sobre o mundo.
O cientista também é parte integrante da humanidade. Ele também se beneficia dos seus próprios inventos, ou das descobertas de outros colegas cientistas. E, se o cientista também é humano, ele também tem a mesma lacuna que todo o ser humano tem em seu coração. Lacuna esta que parece uma fechadura, aguardando por uma chave insubstituível e libertadora: Nosso Senhor Jesus Cristo. A fé em Deus, proclamada por alguns cientistas, é um fato tão humano quanto o estabelecimento da própria fé na capacidade intelectual do homem entender e interpretar a natureza.
            É um mito achar que a ciência e a fé não podem caminhar juntas, por parecerem antagônicas. Ciência e fé não são antônimos, mas sim abordagens complementares, e até mesmo sinergísticas, para o aprimoramento dos conhecimentos sobre os fenômenos físicos e metafísicos que fazem parte da humanidade e do universo.
            Uma citação atribuída a W. K. Heisenberg, ganhador de Prêmio Nobel por ser um dos desbravadores da mecânica quântica, resume bastante bem esta dinâmica de acontecimentos: “O primeiro gole do copo das ciências naturais irá torná-lo um ateu, mas no fundo do copo Deus está esperando por você”. Acredito que o que ele quis dizer com esta frase foi que o primeiro contato com o mundo científico pode fazê-lo crer que a ciência humana tem todas as respostas para as intrigantes perguntas sobre o universo, mas um mergulho profundo e minucioso nas veredas das descobertas científicas poderá levá-lo a se encontrar com Deus, por vezes, até de maneira inesperada.
            A fé na ciência e a fé em Cristo são indubitavelmente compatíveis no ser humano.