Translate

Print Friendly and PDF

25 abril 2012

Qual altura ?

Este texto traz uma reflexão sobre como uma reflexão pode gerar uma procura pela palavra de Deus.

Qual altura ?

O caminho cotidiano de casa para o trabalho, dentro do carro, tem sido uma oportunidade de oração, de comunhão com Deus. Nenhuma novidade nisso, até mesmo porque inúmeros cristãos ao redor do planeta devem fazer o mesmo, diariamente.
Noutro dia, logo depois de finalizar uma oração bem fervorosa ao nosso Senhor Jesus Cristo, uma súplica daquele tipo que não fazemos todos os dias, mas apenas em alguns certos momentos de devoção, humildade e entrega, recebi uma ligação da minha esposa, querendo saber em que parte do trajeto de casa para o trabalho eu estava naquele instante, perguntando: “Em qual altura você está ?”
Eu fiquei sem resposta... Me lembrei da oração que acabara de fazer, e não conseguia responder a esta pergunta aparentemente simples e ingênua da minha esposa, a quem agradeço por este questionamento que gerou a oportunidade de estar escrevendo para vocês nesta ocasião, relatando o fato.
Depois de alguns segundos mudo ao telefone, eu disse para ela que não sabia responder “em qual altura eu estava”, pois eu sabia que estava no planeta Terra, próximo ao solo, sabia até mesmo a latitude e a longitude da minha posição (com o auxílio do navegador GPS), mas não sabia dizer exatamente a altura na qual estava, logo depois de ter buscando elevar-me em oração, para a comunhão com o excelso, com o altíssimo.
Ela achou graça da minha resposta inesperada e ficou claro, para mim, que minha esposa tinha compreendido perfeitamente a minha preocupação em honrar a Deus e dar graças ao nosso Senhor Jesus Cristo por conceder aquele inesquecível momento abençoado e sublime de oração.
A partir deste episódio, no mesmo dia, me despertou a curiosidade de procurar nas sagradas escrituras pela palavra “altura”, e me deparei com textos muito significativos, que gostaria de compartilhar com vocês:
- “Hosana nas alturas...” (Mt 21:9; Mc 11:10);
- “... nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 8:39);
- “... e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor, possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus” (Ef 3:17-19);
- “O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas” (Hb 1:3);
- “Não está Deus nas alturas dos céus? E em que altura estão as estrelas mais distantes !” (Jó 22:12).
Há muitas outras ocorrências da palavra “altura” nos textos das sagradas escrituras, porém listei aqui aquelas que falaram mais diretamente ao meu coração e me fizeram meditar sobre estes ensinamentos, motivado curiosamente por uma simples pergunta cotidiana durante o trajeto de casa ao trabalho: “Em qual altura você está ?”
Louvado seja o nosso Senhor, por nos conceder o conhecimento e o discernimento da Sua palavra, em buscas incentivadas, até mesmo, por momentos de dúvida e questionamento representados, algumas vezes, por uma simples pergunta.