Translate

Print Friendly and PDF

07 junho 2012

Doação edificante

Sobre a doação generosa e humilde do conhecimento...
Doação edificante

Enquanto o exercitar do amor é um ato de doação, o adquirir do conhecimento é um ato de recebimento.
Como a educação formal, nos diversos níveis de formação, do fundamental à pós-graduação, sugere ser fruto de conquistas adquiridas apenas pela própria capacidade intelectual individual, ela é mais susceptível ao sentimento de orgulho e auto-afirmação. 
Devemos lembrar que a mente do Deus Criador deixou a Sua assinatura de racionalidade e criatividade no Universo criado (ver Salmo 104), e que nós humanos, como Suas principais criaturas (Gn 1:28-30; Sl 8:3-8), fomos feitos à Sua imagem (Gn 1:27), portanto também recebemos uma mente, que embora seja infinitamente menor que a do nosso Criador, ainda é capaz de feitos magníficos e extraordinários, tanto para o bem (uso coerente com a vontade de Deus), quanto para o mal (devido aos desvios causados na queda pelo pecado).
Enquanto isto, o amor está associado ao ato de doar, de conceder, de partilhar.
O iluminado Paulo, na primeira epístola aos coríntios, escreve: “... O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica. Quem pensa conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria. Mas quem ama a Deus, este é conhecido por Deus” (1Co 8:1-3).
O mesmo apóstolo, escrevendo aos cristãos de Filipos, descreve a sua oração por eles: “Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo” (Fp 1:9-10).
 Um dos caminhos, portanto, para não sucumbir às tentações do orgulho e do auto-engrandecimento tipicamente resultantes da aquisição do conhecimento e da erudição, é justamente aplicá-los para o bem, transformando a transmissão destes conteúdos em um ato de amor e de doação, repletos de alegria e generosidade.
Quando alguém, que tem um conhecimento específico, procura transferi-lo para outrem, por via escrita, verbal, por demonstração prática ou por qualquer outra forma, baseando esta ação de ensino (didaskalia, no grego) no pilar do amor ao Deus Triúno e ao próximo, está exercitando o Evangelho do Senhor Jesus Cristo em máxima fidelidade, neste quesito. Louvado seja o nosso Senhor, através da sua caridade didática, dando o exemplo, ensinando e inspirando estas doações edificantes. Amém.