Translate

Print Friendly and PDF

15 junho 2012

Mistérios ultrapassados

Sobre a nossa "listinha" de questionamentos a respeito dos mistérios celestiais...

Mistérios ultrapassados

Em um texto gracioso e esclarecedor do Rev. Francisco Leonardo Schalkwijk, intitulado “Os enganos no diálogo entre ciência e fé”, ele relata: “Durante minha peregrinação, o Senhor me ensinou muitas coisas preciosas. Não que ele tenha respondido todas as minhas indagações; ainda tenho uma lista de perguntas no bolso. Mas sei que, durante esta peregrinação, ‘Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória’ (Sl 73.24). Há apenas um pequeno problema técnico: de certo a listinha ficará para trás.”
As colocações pertinentes do autor a respeito dos mistérios, e as indagações e questionamentos que estes mistérios despertam no ser humano, são colocadas de maneira até mesmo bem humorada no texto, fazendo referência ao fato da “listinha” de dúvidas, que temos anotado ao longo da jornada pela vida, ficar “para trás” no mundo material. Talvez o próprio tamanho da “listinha”, ou o número de questionamentos, seja inversamente proporcional ao estágio de maturidade e sabedoria ao longo da peregrinação cristã. Ou, quem sabe, o número de perguntas diminui, mas as perguntas vão ficando cada vez mais profundas e selecionadas.
 Este trecho do texto nos remete aos versículos do livro de Romanos: “O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?” (Rm 11:33-34).
A mente, o coração e a alma transpiram apenas uma convicção reconfortante de que na entrada para a Glória do Eterno Deus, a “listinha” de dúvidas e questionamentos humanos ficará ultrapassada, provavelmente por dois motivos: ou as dúvidas e indagações serão respondidas por causa da nova capacidade de interpretação ou discernimento espiritual, ou simplesmente estas perguntas não terão mais sentido ou importância relativa.
Louvado seja o nosso Senhor, pela iluminação da humanidade em diversos campos do conhecimento, e pela capacidade e poder de revelar os Seus mistérios, de acordo com o beneplácito da Sua vontade soberana e misericordiosa em nossas vidas.
Amém.