Translate

Print Friendly and PDF

17 junho 2012

Significância do significado

Como definir o que nos define ?

Quando mergulhamos em alguns preciosos textos de Greg L. Bahnsen, a primeira sensação que se estabelece é de insignificância perto do entusiasmo persuasivo da sua lógica analítica e da sua devoção dilatada ao poderoso Deus.
Acredito que, por uma providência divina, simultaneamente somos capacitados a sentir também a grandiosidade e a generosidade do compartilhamento de idéias por parte deste iluminado apologeta.
Como encontrar o significado para o que nos dá significado de vida ?
Como definir através da limitação das palavras ?
“É estranhamente inadequado começar confessando que Deus tem grande significado para a minha vida – não porque meu coração hesita em afirmar isso como verdade (ele o faz instintivamente a cada batida), mas porque toda a noção de “ter significado” e a realidade existencial de “viver” não possui sentido sem Deus. Assim, não é suficiente confessar que Deus tem grande significado para a minha vida, como se Deus pudesse ser mais um entre muitas coisas dentro da vida que são significantes para mim como uma pessoa. É somente por causa de Deus que tenho vida e uma vida que tem sentido. Sem de forma alguma perder de vista a tremenda distinção entre Criador e criatura, gostaria antes dizer que Deus é o meu significado e Deus é minha vida.” 
“Com as simples e poucas palavras que tenho, então, diria que Deus sempre foi para mim uma presença santa e inescapável (cf. o testemunho de Davi no Salmo 139). Deus tem sido uma fonte secreta de aceitação e perdão pessoal, quando às vezes havia dúvidas sobre qualquer fonte humana para isso. Deus tem sido uma força estabilizadora bem como o fogo do entusiasmo, quer nas situações negativas de adversidades ou em tempos positivos de oportunidade. Deus tem sido meu ideal de perfeição moral e assim, tanto uma repreensão constante para minha carência de sua glória como um guia gentil na direção correta. Deus tem sido o governador soberano e incompreensível de cada detalhe da minha vida – algo que tem (ironicamente para aqueles que rejeitam tal descrição dele) me enchido de um senso de liberdade e entendimento.” 
(Greg L. Bahnsen, "Meu Senhor e Minha Vida", tradução de Felipe S. de A. Neto)
Louvado seja o nosso Senhor por nos conceder acesso a pensamentos apologéticos tão sublimes e esperançosos.