Translate

Print Friendly and PDF

16 março 2013

Fé profunda, incerteza rasa

Considerações sobre a necessidade de aprofundamento contínuo da fé cristã...

Fé profunda, incerteza rasa

Vamos imaginar uma situação de dois poços em um terreno, um bem ao lado do outro. Um deles é proveniente da escavação que mede a profundidade da certeza na fé cristã e o outro é o buraco que mede a dimensão da incerteza.
Considerando a realidade de um cristão, particularmente um recém-convertido, ele pode começar a sua jornada de peregrinação tipicamente a partir de uma cavidade bem rasa na fé, enquanto o buraco da incerteza pode se encontrar, por vezes, profundo. Assim, podemos visualizar que este cristão, durante o seu amadurecimento na fé, segue escavando com uma pá, aumentando a profundidade da certeza da sua fé. 
Ao mesmo tempo em que escava com a pá, jogando a terra para fora da cavidade da fé, este sedimento acaba caindo dentro do buraco da incerteza, que se encontra bem ao lado, muito próximo. Desta forma, enquanto vai ocorrendo o aprofundamento do nível de certeza da fé cristã, o buraco da incerteza vai ficando cada vez mais raso, sendo preenchido paulatinamente com a terra extraída da cavidade da fé.
O Apóstolo Paulo, escrevendo aos irmãos de Tessalônica, dá graças pela sua fé crescente no Evangelho do Senhor Jesus Cristo: “Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai aumentando” (2 Tessalonicenses 1:3).
Muitas são as armadilhas e artimanhas do mundo secular para tentar aprofundar o buraco da incerteza nas mentes e nos corações dos cristãos, mas a fé cristã conta com um testemunho interno e poderoso do Espírito Santo (ver João 15:26; 1 João 4:13; 5:6-12).
Uma pá eficaz usada neste processo de aprofundamento da fé cristã é o conhecimento da Palavra de Deus, através da leitura constante das Escrituras.
Rogamos-Te, Senhor, que fortaleça e aumente a capacidade da pá usada na escavação da profundidade da nossa fé em Ti e que, pela tua superabundante Graça, em alguns momentos nos conceda uma potente escavadeira, capaz de aprofundar nossa fé cristã com ainda mais eficácia e pujança. 
Também Te pedimos, Deus Grandioso, que as pedras que encontrarmos no meio deste caminho de escavação para o aprofundamento da fé cristã possam se transformar em rochedos que soterrem os sedimentos na cavidade da incerteza.
“Vive o Senhor, e bendita seja a minha rocha!” (Salmos 18:46a). Glória a Ti! Amém.