Translate

Print Friendly and PDF

25 fevereiro 2019

A esperança na "Rocha Eterna" ou "Pedra Angular"

Na postagem "Rocha Eterna", de 18 de junho de 2014, foi contada a história extraordinária por trás do hino 136 do Hinário Novo Cântico, com este mesmo nome, escrito originalmente em inglês ("Rock of Ages") pelo rev. A.M. Toplady.

Para quem quiser ouvir a versão cantada deste hino no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=YtUQgQwtv44

Letra do hino 136:
        Rocha eterna, meu Jesus,
        Quero em ti me refugiar!
        O teu sangue lá na cruz,
        Derramado em meu lugar,
        Traz as bênçãos do perdão:
        Gozo, paz e salvação.

        Não por obras nem penar,
        Plena paz terei aqui.
        Só Tu podes consolar,
        Há perdão somente em ti.
        Rocha eterna, só na cruz
        Eu confio, ó meu Jesus!

        Quando o derradeiro olhar
        A este mundo aqui volver,
        E no Trono eu te encontrar,
        Teu chamado a responder;
        Rocha eterna, espero ali
        Abrigar-me, salvo em ti!
        Amém.

O rev. Toplady tinha calculado e publicado, em um artigo na mesma revista em que publicou a letra do  hino "Rock of Ages" em março de 1776, que um homem de 50 anos de idade, em sua vida média, seria culpado de cerca de um bilhão, quinhentos e setenta e seis milhões e oitocentos mil pecados (1.576.800.000 pecados). Ele argumentou corretamente que era humanamente impossível alguém pagar uma dívida tão impressionante de iniquidade como esta. Portanto, os pecadores necessitam da misericórdia e do perdão do Senhor Jesus, que morreu na cruz pelos pecadores que se refugiam Nele, e tem a Ele como Senhor e Salvador das suas vidas!
Apenas dois anos depois dessas palavras abençoadas (o artigo e o hino "Rock of Ages") terem sido publicadas pela primeira vez, o rev. Augustus Toplady, com apenas 38 anos de idade, passou desta cena do tempo para a eternidade; e para o abrigo eterno de "Rocha eterna".

 * Portanto, de onde pode vir a esperança para um pecador, nesta vida? Apenas da "Rocha eterna", ou da "Pedra angular", como podem ser observados nos versículos abaixo:

- Nos Salmos:

"As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!" (Salmos 19:14).
"Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação...
Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei muito abalado...
Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei jamais abalado...
De Deus dependem a minha salvação e a minha glória; estão em Deus a minha forte rocha e o meu refúgio..."(Salmos 62:1,2,6,7)

- No Novo Testamento:

"Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa...
Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado..." (1 Pedro 2:4,6)
"Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular.
E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos." (Atos 4:11-12)