Esta imagem acima, encontrada da internet, nos apresenta o Mapa Mundi na "perspectiva dos peixes", ou seja, com a visão dos mares e oceanos até o limite das suas bordas, que são os continentes e ilhas. Vale lembrar que a alguns séculos atrás, na época das "Grandes Navegações" (a partir do séc. XV), os mares e oceanos eram a única forma de alcançar outras regiões longínquas do globo terrestre. E assim, isso nos remete a um dos primeiros símbolos usados por cristãos primitivos, que viveram nos primeiros séculos depois de Cristo: o desenho de um peixe (no grego, ichthys ou ichthus).
[ichthys/ichthus, ἰχθύς ou ΙΧΘΥΣ (em letras maiúsculas), significa "peixe", e é um acrônimo para “Iēsous Christos Theou 'Yios Sōtēr”, que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”]***
Os cristãos usavam este símbolo para marcar catacumbas cristãs, em uma época que experimentaram intensa perseguição. Que o Senhor Jesus nos conceda graça, coragem, ousadia e sabedoria, para podermos proclamar o Evangelho da Sua Cruz em qualquer ambiente ou circunstância em que a Sua soberana e sábia providência nos colocar, para que, desta forma, também possamos ser “pescadores de homens” (Mt 4:19; Mc 1:17), para a Sua própria honra, louvor e glória!
A Grande Comissão:
"Jesus, aproximando-se,
falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome
do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas
as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias
até à consumação do século." [Mt 28:18–20; ver também Mc 16:15–18; Lc 24:44–49]
***[obs.: ver o texto "desCOLAdo ou desLOCAdo"]