17 julho 2025

Livro: "Julho com J.C.Ryle"

Trecho do devocional diário "Julho com J.C. Ryle" em 17 de Julho: 
 
"Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo e exclamou: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado." (Lc 10:21)
 
O ÚNICO CASO REGISTRADO DE REGOZIJO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

'Lemos que, naquela hora, “*exultou* Jesus no Espírito Santo”. Os Evangelhos nos dizem três vezes que nosso Senhor Jesus Cristo chorou. Somente uma vez nos é dito que Ele se alegrou. E qual foi a causa da alegria de nosso Senhor? Era a conversão de almas. Foi a recepção do evangelho pelos fracos e humildes entre os judeus, quando os “sábios e instruídos” de todos os lados o estavam rejeitando. Nosso abençoado Senhor, sem dúvida, viu muitas coisas neste mundo que O entristeceu. Ele viu a cegueira obstinada e a incredulidade da grande maioria daqueles entre os quais ministrava, mas quando Ele viu alguns homens e mulheres pobres recebendo as boas novas de salvação, até mesmo Seu coração foi renovado. Ele viu e ficou feliz. Que todos os cristãos observem a conduta de nosso Senhor nessa questão e sigam Seu exemplo. Eles encontram pouco no mundo para animá-los, pois veem ao seu redor uma vasta multidão andando no caminho largo que leva à destruição; descuidados, endurecidos e descrentes. Eles veem alguns poucos aqui e ali, e apenas alguns, que acreditam na salvação de suas almas. Mas que essa visão lhes dê gratidão. Que eles bendigam a Deus por aqueles que se convertem e que creem. Não percebemos suficientemente a pecaminosidade do homem. Não refletimos que a conversão de qualquer alma é um milagre; um milagre tão grande quanto a ressurreição de Lázaro dos mortos. Aprendamos com nosso abençoado Senhor a sermos mais gratos, pois sempre há céu azul entre as nuvens negras; basta apenas olharmos para as brechas. Embora apenas alguns sejam salvos, ainda assim somos chamados a nos alegrar com essas conversões. É somente por meio da graça livre e da misericórdia imerecida que alguém é salvo!'

*Nota*: no original (grego), a palavra traduzida por exultou é agalliao, que tem os seguinte significados: "exultar, regozijar-se extremamente, estar cheio de alegria, ter alegria excessiva". A palavra agalliao é proveniente da combinação de agan ["muito (bastante)"] + hallomai ["saltar, pular; brotar, jorrar (da água)"].