Translate

Print Friendly and PDF

20 dezembro 2022

Natal: a encarnação do Verbo

 "O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu" (1Co 15.47)

'A afirmação cristã realmente extraordinária é a de que Jesus de Nazaré era Deus tornado em homem – que a segunda pessoa da Divindade se tornou o “segundo homem” (1Co 15.47), determinando o destino humano, a segunda cabeça representativa da raça, e que ele assumiu a humanidade sem perda da divindade, a fim de que Jesus de Nazaré fosse verdadeira e plenamente divino assim como era humano. Aqui há dois mistérios pelo preço de um – a pluralidade de pessoas dentro da unidade de Deus e a união da Divindade e da humanidade na pessoa de Jesus. É aqui, no acontecimento ocorrido no primeiro Natal, que estão as mais insondáveis profundezas da revelação cristã. “O Verbo se fez carne” (Jo 1.14); Deus se tornou homem; o Filho divino se tornou um judeu; o Poderoso apareceu na terra como um frágil bebê humano, incapaz de fazer mais do que ficar deitado, olhar, mexer-se e fazer ruídos, tendo a necessidade de ser alimentado, trocado e ensinado a falar como qualquer outra criança. E não havia nenhuma ilusão ou engano nisto: a primeira infância do Filho de Deus era uma realidade. Quanto mais você pensa nisso, mais extraordinário isso se torna. Nada na ficção é tão fantástico quanto esta verdade da encarnação.'

'QUEM É ESSA CRIANÇA? Os evangelhos de Mateus e Lucas nos contam em detalhes como o Filho de Deus veio a este mundo. Ele nasceu do lado de fora de um pequeno hotel em uma obscura vila judaica nos grandes dias do império romano. A história é geralmente embelezada quando a contamos de Natal em Natal, mas, na realidade, é desagradável e cruel. A razão pela qual Jesus nasceu do lado de fora é porque o hotel estava cheio e ninguém queria oferecer uma cama para uma mulher em trabalho de parto, de modo que ela teve de dar à luz em um estábulo e colocar o bebê num cocho de animais. A história é contada sem paixão e sem comentário, mas nenhum leitor consciencioso deixará de se arrepiar com a imagem de indiferença e degradação que ela representa.'

'É como Filho de Deus que ele apresenta Jesus por todo o Evangelho. Entretanto, João sabia que a expressão “Filho de Deus” estava contaminada com associações enganosas na mente de seus leitores ["ao que parece, tanto para leitores de contexto judeu quanto grego"]. A teologia judaica a usava como um título para o Messias (humano) esperado. A mitologia grega chamava a muitos de “filhos de deuses”, super-homens nascidos da união entre um deus e uma mulher humana. Em nenhum destes casos a expressão transmite o pensamento de divindade pessoal; em ambos, de fato, ela está excluída.' 

'Ele [Evangelho segundo João] não traz o termo "Filho" nas suas sentenças iniciais; em lugar disso, ele fala primeiro do Verbo. Não havia perigo de que isso fosse mal compreendido; os leitores do Antigo Testamento perceberiam a referência desde o primeiro momento. O Verbo de Deus no Antigo Testamento é a sua força criativa, seu poder em ação cumprindo seu propósito. O Antigo Testamento retrata a expressão de Deus, a afirmação real de seu propósito, como tendo poder em si para realizar aquilo a que se propôs. Gênesis 1 nos diz como, na criação, "Deus disse: Haja... e houve..." (Gn 1.3). "Os céus por sua palavra se fizeram... Pois ele falou, e tudo se fez" (Sl 33.6,9). O Verbo de Deus é, portanto, Deus em ação. João usa essa figura para nos contar sete (7) coisas acerca do Verbo divino.'

1.No princípio era o Verbo” (v. 1). Aqui está a eternidade do Verbo. Ele não teve um começo próprio; quando todas as outras coisas começaram, ele era. 
2. “E o Verbo estava com Deus” (v. 1) Aqui está a personalidade do Verbo. O poder que cumpre os propósitos de Deus é o poder de um ser pessoal distinto, que se coloca numa relação eterna com Deus em amizade ativa (isto é o que a expressão significa). 
3. “E o Verbo era Deus” (v. 1). Aqui está a divindade do Verbo. Embora pessoalmente distinto do Pai, ele não é uma criatura; ele é divino em si mesmo, assim como o Pai. O mistério com que este versículo nos confronta é, portanto, o mistério das distinções entre pessoas na unidade da Divindade. 
4.Todas as coisas foram feitas por intermédio dele” (v. 3). Aqui está o Verbo criando. Ele era o agente do Pai em cada ato de criação que realizou. Tudo o que foi feito foi feito por intermédio dele (aqui, incidentalmente, é mais uma prova de que o Criador não pertence à classe de coisas feitas, do mesmo modo como o Pai). 
5.A vida estava nele” (v. 4). Aqui está o Verbo dando vida. Não há vida física no meio dos seres criados, salvo nele e por intermédio dele. Aqui está a resposta bíblica para o problema da origem e continuidade da vida, em todas as suas formas: a vida é dada e mantida pelo Verbo. As coisas criadas não têm vida em si mesmas, mas no Verbo, a segunda pessoa da Divindade. 
6.E a vida era a luz dos homens” (v. 4). Aqui está o Verbo revelando. Ao dar a vida, ele dá luz também; isto significa que todas as pessoas recebem intimações [convocações] de Deus a partir do próprio fato de estarem vivas no mundo de Deus, e isto, não menos que estar vivo, é resultado da obra do Verbo. 
7. “O Verbo se fez carne” (v. 14). Aqui está o Verbo encarnado. O bebê na manjedoura em Belém não era outro a não ser o Verbo Eterno de Deus.
 
O bebê nascido em Belém era Deus feito homem 
'O Verbo se fez carne: um bebê humano real. Ele não deixou de ser Deus; ele não era menos Deus do que antes; mas ele havia começado a ser homem. Ele não era agora Deus menos alguns elementos de sua divindade, mas Deus e mais tudo o que ele havia tornado seu ao assumir a humanidade em si mesmo. Aquele que havia feito o homem agora estava sentindo como era ser um. Aquele que fez o anjo que se tornou o diabo estava agora em um estado em que podia ser tentado – não podia, de fato, evitar ser tentado – pelo diabo; e a perfeição de sua vida humana somente foi alcançada pelo conflito com o diabo. A Epístola aos Hebreus [Hb 2.17ss.; 4.15ss.], ao elevar os olhos para ele em sua glória após sua ascensão, traz grande conforto deste fato.'

'O mistério da encarnação é insondável. Não podemos explicá-lo, apenas formulá-lo. Talvez nunca tenha sido melhor formulado do que nas palavras do Credo Atanasiano: “Nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, é Deus e homem... perfeito Deus e perfeito homem... que, embora seja Deus e homem, ainda assim não é dois, mas um só Cristo; um não por conversão da Divindade em carne, mas porque Deus assumiu a natureza humana”. Nossa mente não pode ir além disso. O que vemos na manjedoura é, nas palavras de Charles Wesley: "Nosso Deus reduzido a um palmo... Incompreensivelmente tornado homem". Incompreensivelmente – seremos sábios se nos lembrarmos disso, para evitar a especulação e adorar alegremente.'

'Algumas vezes, teólogos têm brincado com a ideia de que a encarnação tenha tido original e basicamente o propósito de aperfeiçoar a ordem criada e que seu significado redentivo foi, por assim dizer, uma decisão posterior de Deus; mas como James Denney corretamente insistiu, “o Novo Testamento não diz nada acerca de uma encarnação que possa ser definida sem a sua relação com a expiação... Não foi Belém, mas o Calvário, o foco da revelação, e qualquer construção de Cristianismo que ignore ou negue isto estará distorcendo o Cristianismo, ao colocá-lo fora de foco” (The Death of Christ, 1902, p. 235). O significado crucial do berço em Belém está em seu lugar na sequência dos passos descendentes que levaram o Filho de Deus até a cruz do Calvário, e nós não o entendemos até vê-lo dentro de seu contexto.'

(Trechos do livro "O conhecimento de Deus", de J.I. Packer, particularmente no capítulo 5, "Deus encarnado")

-----------------------------------------------------

"Um dom inefável" (Stephen Yuille)

"O Infinito tornou-se finito. O Criador se tornou uma criatura. Ele (que fez todas as coisas a partir do nada) nasceu de uma mulher. Ele (a quem os céus não podem conter) estava contido no pequeno útero de uma mulher. O pão da vida estava com fome. A água da vida estava com sede. O maior descanso estava cansado. A maior alegria estava triste. A maior fúria e o maior favor se encontraram na cruz. O maior ódio e o maior amor se manifestaram na cruz. Infinita justiça foi satisfeita e infinita misericórdia foi garantida na cruz. Estamos enriquecidos por Sua pobreza, preenchidos por Seu vazio, exaltados por Sua desgraça, curados por Suas feridas, confortados por Sua dor, e justificados por Sua condenação.
'Graças a Deus pelo seu dom inefável!' (2Co 9:15)"

-----------------------------------------------------