Translate

Print Friendly and PDF

28 outubro 2023

Aprendizado piedoso 169

Consolação proporcional aos sofrimentos espirituais

365 dias com Spurgeon (vol. 1), 11 de março de 1855

Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo” (2Coríntios 1:5)

LEITURA ADICIONAL SUGERIDA: 2Coríntios 4:7-18

Algumas vezes ouvi a religião {1} ser descrita de tal maneira que sua descrição “enfeitada” {2} me desagradou. É verdade que “seus caminhos são caminhos agradáveis”; mas não é verdade que um cristão nunca tenha tristeza ou problemas. É verdade que a alegria de “olhos iluminados”, e o amor de “pés arejados” {3} podem percorrer o mundo sem muita depressão e tribulação; mas não é verdade que o Cristianismo protegerá um homem de problemas; nem deveria ser assim representado. Na verdade, deveríamos falar disso de outra maneira. Soldado de Cristo, se você se alistar, terá que travar uma dura batalha. Não há cama para você; não há como chegar ao céu em uma carruagem; o caminho difícil deve ser trilhado; montanhas devem ser escaladas, rios devem ser atravessados, dragões devem ser combatidos, gigantes devem ser derrotados, dificuldades devem ser superadas e grandes provações devem ser suportadas. Não é um caminho “suave” para o céu, acredite; para aqueles que deram apenas alguns passos, descobriram que é “difícil” {4}. É um caminho agradável; é o mais “encantador” {5} de todo o mundo, mas não é fácil por si só; só é agradável pela companhia {6}, pelas doces promessas nas quais nos apoiamos, pelo nosso Amado que caminha conosco por todas as dificuldades e picos espinhosos deste vasto deserto. Cristão, espere problemas: “Não pense que é estranho a prova de fogo… como se algo estranho tivesse acontecido com você”; pois tão verdadeiramente quanto você é um filho de Deus, seu Salvador o deixou como legado: “No mundo tereis aflições; em mim tereis paz” (João 16:33).

PARA MEDITAÇÃO: O homem que proclama que a vida cristã é fácil não está apenas contradizendo o Senhor Jesus Cristo e os apóstolos, mas também expondo a sua própria ignorância do verdadeiro cristianismo. Jesus prometeu aos seus seguidores bênçãos agora, “com perseguições”, e vida eterna por vir (Marcos 10:29-30).

[*Traduzido de: C. H. Spurgeon and Terence Peter Crosby, 365 Days with Spurgeon (Volume 1) (Leominster, UK: Day One Publications, 1998), 77]

***Notas:
{1} "religião" era o termo comumente usado, na época, para se referir à "fé cristã", como dizemos nos dias de hoje.
{2} No original, é usada a palavra "colouring", dando a entender que a religião (fé cristã) foi descrita como uma "caricatura".
{3} As expressões originais "light-eyed" e "airy-footed", de difícil tradução no contexto, forma traduzidas por “olhos iluminados” e “pés arejados”, respectivamente.
{4} No original, é usada a palavra "rough" que pode significar, por exemplo: difícil, áspero, acidentado, bruto, duro, grosseiro, rústico, irregular, complicado, calejado, adverso, selvagem, tempestuoso, rude, etc.
{5} Aqui é usada a palavra "delightful" no original, que pode significar: encantador, agradável, prazeroso, maravilhoso, deleitoso, belo, etc.
{6} Neste contexto, está se referindo à "companhia" de Cristo, o "Amado que caminha conosco", mas também à companhia de outros cristãos, amigos e irmãos na mesma fé.