Translate

Print Friendly and PDF

10 novembro 2023

Aprendizado piedoso 170

O ser e o anti-ser

A vida cristã parece um paradoxo [1]...

O crente precisa negar a si mesmo, para afirmar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador [2].

O crente precisa morrer para o seu pecado, para viver uma nova vida de santificação pelo Espírito [3].

O crente precisa diminuir a si próprio, para que Cristo possa crescer nele cada vez mais [4]

O crente ainda é um pecador injusto, mas já foi declarado justo por meio da obra do Redentor [5].

O crente é odiado pelo mundo, enquanto é amado pelo Senhor da compaixão e da misericórdia [6].

O crente serve a um Deus sábio e poderoso, que é considerado louco e fraco pelos homens [7].

O crente precisa estar fraco, para poder ser usado por Aquele que é forte [8].

O crente vive uma leve e momentânea tribulação, que depois se reverte em eterno peso de glória [9].

O crente que derrama lágrimas nas dificuldades e tribulações desta vida, será consolado [10].

O crente que tem fome e sede de justiça aqui neste mundo, será farto [11].

Tentando resumir este aparente paradoxo da vida cristã: "o viver é Cristo, e o morrer é lucro" [12].

"Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé; para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos" (Fp 3:7-11, ênfases acrescentadas)

Soli Deo Gloria

----------
*Notas:
[1] Paradoxo: "uma declaração contrária à crença ou expectativa comum". Do latim paradoxum ("declaração aparentemente absurda mas realmente verdadeira"). Do grego paradoxon, que é o uso substantivado do adjetivo paradoxos (para "contrário a" + doxa "opinião/pensar/aparecer" {dokein}). O significado de "declaração que é aparentemente autocontraditória mas não ilógica ou obviamente falsa" remonta aos anos de 1560s.  Fonte: https://www.etymonline.com/pt/word/paradox
- Exemplos de versículos bíblicos que estão conectados com as frases do texto:
[2] Mt 16:24 "Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me".
[3] Rm 8:13 "Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis".
[4] Jo 3:30 "Convém que ele [Jesus Cristo] cresça e que eu [João Batista] diminua".
[5] Rm 5:9 "Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira".
[6] Jo 15:18 "Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim".
[7] 1Co 1:25 "Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens".
[8] 2Co 12:10 "Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte".
[9] 2Co 4:17 "Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação".
[10] Mt 5:4 "Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados".
[11] Mt 5:6 "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos".
[12] Fp 1:21 "Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro".