Translate

Print Friendly and PDF

16 novembro 2023

EB8: "A empatia cristã"

Arquivo em PDF

A empatia cristã:

Uma exortação à compaixão e à simpatia

[tema desafiador, amplamente encontrado em toda a Escritura]

- AT: (Êxodo 22:21) No contexto dasLeis civis e religiosas

“Não afligirás o forasteiro, nem o oprimirás; pois forasteiros fostes na terra do Egito” [isto é empatia!]

- NT: (1Pedro 3:8-9) A vida exemplar cristã: o amor fraternal

8Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos*, fraternalmente amigos [philadelphos], misericordiosos*, humildes,9não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança”

*sumpathes: sofrimento/sentimento semelhante a outrem. Provém de sumpascho [sun + pascho]: “Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa [pascha], antes do meu sofrimento [pascho]” (Lc 22:15, palavras de Jesus)

*eusplagchnos: eu(boas)+splagchnon(entranhas/paixões)

Na 5ª petição da Oração Dominical (Mt 6:9-13):

12perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores”

*Talvez pudéssemos ler assim: Senhor, tem compaixão de nós, assim como nós temos tido compaixão dos outros

Perguntas retóricas:

- Caro irmã(o), você tem recebido compaixão da parte do Senhor? Você tem recebido a “clemência do Rei”? Você tem recebido, com fé, esta verdadeira compaixão e tem vivido o Evangelho, sabendo que o Senhor Jesus pagou pelos seus (meus/nossos) pecados, quando Ele se colocou no lugar [empatia] que deveria ser destinado a você (mim/nós) na Cruz do Calvário?

- Caro irmã(o), por quem Cristo se colocou na Cruz, você também tem se colocado [empatia] no lugar de outro irmã(o) que está sofrendo com provações?

- Caro crente, você tem demonstrado compaixão em relação ao próximo, seja ele(a) crente ou descrente?

- Caro irmã(o), você tem oferecido simpatia/empatia?

[Ver exemplo na parábola do Bom Samaritano, Lucas 10:30-37]

 

Qual a origem de algumas destas palavras?

#compaixão: compassio (latim) é uma tradução eclesiástica emprestada do grego sympatheia (simpatia), que normalmente significa “literalmente compartilhar a aflição ou o sofrimento com outro”.

#simpatia: (grego) syn (juntos) + pathos (sentimento) = sympatheia (“afetado por sentimentos semelhantes”). Este significado de “conformidade de sentimentos” é da década de 1590, enquanto “companheirismo ou “compaixão” ocorre a partir de 1600.

#empatia: (grego) en (em) + pathos (sentimento) = empatheia (“paixão, estado de emoção”). Termo de ~1900, proveniente de uma “teoria da apreciação da arte”, que defende que a apreciação depende da capacidade do espectador em projetar sua personalidade no objeto observado.

O que dizem os comentaristas bíblicos?

*{1} COMPAIXÃO: Significa “sentir paixão por alguém” ou “entrar com simpatia na tristeza e na dor de alguém”. Em várias traduções da Bíblia em inglês, compassion é usada para traduzir pelo menos cinco (5) palavras hebraicas (AT) e oito (8) palavras gregas (NT), sendo inevitável a sobreposição de significados. No uso bíblico, a compaixão é sempre tanto um sentimento, quanto a ação apropriada, baseada nesse sentimento.

*{2} EMPATIA: sugere uma identificação com a pessoa por quem se “simpatiza”, ou por quem se tem “compaixão”. Junto com o conteúdo emocional, vem a intenção intelectual (racional/prática) de ajudar.

*{3} Racham (compaixão): está relacionado com a palavra hebraica para “útero”, e expressa a compaixão de uma mãe (Is 49:15), ou de um pai (Sl 103:13), por uma criança indefesa. Descreve um aspecto do relacionamento pactual de Deus com seu povo.

*{4} COMPAIXÃO: Este aspecto maravilhoso do caráter de Deus é claramente exibido na Bíblia. Está encarnado em Jesus Cristo, o Deus-Homem compassivo, amoroso e supremo. Quando Ele viu as multidões, Ele sentiu compaixão (Mt 9:36, splagchizomai) por elas. Assim, Ele curou os enfermos (Mt 14:14; Mc 8:2). Ele também foi o compassivo do Êxodo (Rm 9:15)*. Em Cristo, habita o Pai de misericórdias e o Deus do toda consolação (2Co 1:3)**. Não há conforto maior do que saber que o Senhor continua a mostrar Sua compaixão por nós, operando milagres de bondade e misericórdia em todas as situações de nossas vidas (Tg 5:11).

* (Rm 9:15) “Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão.”

** (2Co 1:3) “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!”

Aplicações finais:

[#I] Em relação ao nosso próximo, porque costumamos não mostrar empatia ou compaixão?

1Firme está o meu coração, ó Deus! Cantarei e entoarei louvores de toda a minha alma [...] 12Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem.13Em Deus faremos proezas, porque ele mesmo calca aos pés os nossos adversários.” (Salmos 108)

- Etimologia: decepcionado, desapontado, desiludido, frustrado

<#1> frustrar [frustrate]: do latim frustratus, particípio passado de frustrari (“enganar, desapontar, tornar vão”), de frustra (“em vão, em erro”), que está relacionado a fraus (“ferimento, dano”).

<#2> desapontar [disappoint]: de dis (“reverso, oposto de”) + appoint. Do francês antigo desapointer (“desfazer a nomeação/designação/encontro/compromisso”).

<#3> desilusão [disillusion]: de dis (“reverso, oposto de”) + illusion. “ato de libertar da ilusão”.

<#4> decepcionar [let-down]: “fazer com que seja abaixado”.

Cada ser humano é um “decepcionado decepcionante

O Senhor Jesus Cristo é o “decepcionado sacrificante

[#II] Compaixão e empatia estão entre as virtudes recomendadas (Romanos 12):

9O amor seja sem hipocrisia... 10Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal... 13compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade... 15Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. 16Tende o mesmo sentimento uns para com os outros...” [ isto é empatia/simpatia!!! ]

[#III] Como o Senhor Jesus procedeu na compaixão?

Walter A. Elwell & Barry J. Beitzel, “Compassion”, Baker Encyclopedia of the Bible,1988.

“Jesus Cristo, o Filho de Deus, refletiu exatamente a compaixão do Pai ao lidar com a humanidade caída. Jesus curou doenças e enfermidades, expulsou espíritos, capacitou outros e os enviou para fazer o mesmo. Ele alimentou pessoas famintas e, em resposta à dor de uma mãe (Lc 7:13), ressuscitou seu único filho dentre os mortos. Seguindo o exemplo de Jesus, os cristãos devem mostrar compaixão ao lidar com os outros. Jesus deu o exemplo nas parábolas do bom samaritano, que teve compaixão de um viajante ferido (Lc 10:33), e do filho pródigo, cujo pai teve compaixão dele quando voltou para casa (Lc 15:20).”

 

Tabela em PDF