Translate

Print Friendly and PDF

30 novembro 2023

Os Atributos de Deus: A Fidelidade de Deus (cap.10)

Quando ocorrem dificuldades:
"Há épocas na vida de todos em que não é fácil, nem mesmo para os cristãos, acreditar que Deus é fiel. Nossa fé é duramente provada, nossos olhos se obscurecem com lágrimas e não podemos mais rastrear as manifestações de Seu amor. Nossos ouvidos estão distraídos com os ruídos do mundo, atormentados pelos sussurros ateístas de Satanás, e não podemos mais ouvir o doce sotaque de Sua voz mansa e delicada. Planos acalentados foram frustrados, amigos em quem confiamos falharam conosco, um irmão ou irmã professo em Cristo nos traiu. Estamos cambaleantes. Procuramos ser fiéis a Deus, mas por vezes uma nuvem escura O esconde de nós. Achamos difícil, sim, impossível, pela razão carnal, harmonizar Sua carrancuda providência com Suas graciosas promessas. Ah, alma vacilante, companheiro peregrino severamente provado, busque graça para cumprir as palavras contidas em Isaías 50:10: 'Quem há entre vós que tema ao SENHOR e que ouça a voz do seu Servo? Aquele que andou em trevas, sem nenhuma luz, confie em o nome do SENHOR e se firme sobre o seu Deus'. Quando você for tentado a duvidar da fidelidade de Deus, clame: 'Vai-te, Satanás'. Embora você não possa agora harmonizar os misteriosos tratos de Deus com as declarações de Seu amor, espere n’Ele por mais luz. No devido tempo, Ele deixará isso claro para você. 'O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois' (Jo 13:7). A sequência ainda demonstrará que Deus não abandonou nem enganou nenhum de Seus filhos. 'Por isso, o SENHOR espera, para ter misericórdia de vós, e se detém, para se compadecer de vós, porque o SENHOR é Deus de justiça; bem-aventurados todos os que n’Ele esperam' (Is 30:18). 'Não julgue o Senhor por um senso fraco, mas confie n’Ele por sua graça, pois por trás de uma providência carrancuda, Ele esconde um rosto sorridente. Ó santos medrosos, tomem nova coragem, as nuvens que vocês tanto temem, são ricas em misericórdia e quebrarão em bênçãos sobre sua cabeça.' [trechos do hino 'Deus se move de maneira misteriosa', de William Cowper]"
 
"Sua Palavra não apenas abunda em ilustrações de Sua fidelidade no cumprimento de Suas promessas, mas também registra numerosos exemplos de Sua fidelidade em cumprir Suas ameaças. Cada estágio da história de Israel exemplifica esse fato solene. Assim foi com Faraó, Corá, Acã e muitas outras provas. E assim será com você, meu leitor. A menos que você tenha fugido ou fuja para Cristo em busca de refúgio, a queima eterna do Lago de Fogo será sua porção segura e certa. Deus é fiel."
 
" 'Bem sei, ó SENHOR, que os teus juízos são justos e que com fidelidade me afligiste' (Sl 119:75). Problemas e aflições não são apenas consistentes com o amor de Deus prometido na aliança eterna, mas são partes da administração da mesma. Deus não é apenas fiel apesar das aflições, mas fiel ao enviá-las. 'Então, punirei com vara as suas transgressões e com açoites, a sua iniquidade. Mas jamais retirarei dele a minha bondade, nem desmentirei a minha fidelidade' (Sl 89:32,33). A correção não é apenas reconciliável com a bondade de Deus, mas é o efeito e a expressão dela. Acalmaria muito a mente do povo de Deus se eles se lembrassem de que Seu amor pactual O obriga a impor-lhes a correção oportuna. As aflições são necessárias para nós: 'Estando eles angustiados, cedo me buscarão' (Os 5:15)."
 
Fé na fidelidade de Deus:
"A apreensão desta bendita verdade nos preservará da preocupação. Estar cheio de cuidado, ver nossa situação com pressentimentos sombrios, antecipar o amanhã com triste ansiedade, é pensar erroneamente sobre a fidelidade de Deus. Aquele que cuidou de Seu filho durante todos os anos não o abandonará na velhice. Aquele que ouviu suas orações no passado não se recusará a suprir sua necessidade na presente emergência. Descanse nas palavras contidas em Jó 5:19: 'De seis angústias te livrará, e na sétima o mal te não tocará'. A apreensão desta bendita verdade porá fim às nossas murmurações. O Senhor sabe o que é melhor para cada um de nós, e um dos efeitos de descansar nesta verdade será o silenciamento de nossas queixas petulantes. Deus é grandemente honrado quando, sob provação e correção, temos bons pensamentos sobre Ele, vindicamos Sua sabedoria e justiça e reconhecemos Seu amor em Suas próprias repreensões. A apreensão desta bendita verdade gerará crescente confiança em Deus. 'Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem' (1 Pe 4:19). Quando nos entregamos com confiança, quando entregamos todos os nossos assuntos nas mãos de Deus, totalmente persuadidos de Seu amor e fidelidade, mais cedo ficaremos satisfeitos com Suas providências e perceberemos que Ele faz bem todas as coisas."

(Trechos do livro "Os Atributos de Deus", de A.W. Pink, cap. 10: "A Fidelidade de Deus")