Translate

Print Friendly and PDF

29 novembro 2023

Os Atributos de Deus: O Poder de Deus (cap.9)

" 'O poder de Deus é aquela habilidade e força pela qual Ele pode realizar tudo o que Lhe apraz, tudo o que Sua infinita sabedoria pode direcionar e tudo o que a infinita pureza de Sua vontade pode desejar. Como a santidade é a beleza de todos os atributos de Deus, então o poder é o que dá vida e ação a todas as perfeições da natureza divina. Quão irrelevantes seriam os conselhos eternos, se o poder não interviesse para executá-los. Sem poder, Sua misericórdia seria apenas uma débil piedade, Suas promessas um som vazio, Suas ameaças um mero espantalho. O poder de Deus é como Ele mesmo: Infinito, eterno, incompreensível; não pode ser controlado, contido ou frustrado pela criatura.' (Stephen Charnock)."
 
" 'Uma vez falou Deus'; eis aí a Sua imutável autoridade. 'Pois quem nos céus é comparável ao SENHOR? Entre os seres celestiais, quem é semelhante ao SENHOR?' (Sl 89:6). 'Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?' (Dn 4:35). Isso foi exibido abertamente quando Deus se encarnou e habitou entre os homens. Ao leproso Ele disse: 'Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra' (Mt 8:3). Para aquele que jazia na sepultura por quatro dias, Ele gritou: 'Lázaro, vem para fora!', e o morto ressurgiu (Jo 11:43). O vento tempestuoso e as ondas furiosas foram silenciadas com uma única palavra d’Ele. Uma legião de demônios não resistiu ao Seu comando autoritário."

"O poder pertence a Deus e somente a Ele. Nenhuma criatura em todo o universo tem um átomo de poder, salvo o que Deus delega. Mas o poder de Deus não é adquirido, nem depende de qualquer reconhecimento por qualquer outra autoridade. Pertence a Ele inerentemente. 'O poder de Deus é como Ele mesmo, auto-existente, auto-sustentado. O mais poderoso dos homens não pode acrescentar nem uma sombra a mais ao poder Onipotente de Deus. Ele se senta em um trono sem apoio e não se apoia em nenhum encosto auxiliar. Sua corte não é mantida por Seus cortesãos, nem extrai seu esplendor de Suas criaturas. Ele mesmo é a grande fonte central e Originador de todo poder' (C.H. Spurgeon). Não apenas toda a criação dá testemunho do grande poder de Deus, mas também de Sua total independência de todas as coisas criadas. Ouçam Suas próprias palavras: 'Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular?' (Jó 38:4-6). Oh, quão magnificamente o orgulho do homem foi reduzido ao pó!
 
" 'O poder também é usado como um nome de Deus: ‘O Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso [power (inglês) = dunamis (grego)]’ (Mc 14:62), isto é, à direita de Deus. Deus e o poder são tão inseparáveis que são recíprocos. Como Sua essência é imensa, não deve ser confinada em nenhum lugar; como é eterno, não pode ser medido no tempo; por isso Ele é todo-poderoso, não deve ser limitado em relação à ação.' (Stephen Charnock)"
 
O esconderijo do poder de Deus:
"Partes de Seus caminhos nós contemplamos na criação, providência, redenção, mas apenas uma pequena parte de Seu poder é vista nessas coisas. 'O seu resplendor é como a luz, raios brilham da sua mão; e ali está velado o seu poder' (Hc 3:4). Dificilmente é possível imaginar algo mais 'grandiloquente' do que as imagens de todo este capítulo, mas nada neles superam a nobreza desta afirmação. O profeta (Habacuque, em visão) contemplou o poderoso Deus espalhando as colinas e derrubando as montanhas, o que se poderia pensar que foi uma demonstração incrível de Seu poder. Não, diz nosso versículo, isso é mais o 'esconder' do que a exibição de Seu poder. O que significa? Significa que tão inconcebível, tão imenso, tão incontrolável é o poder da Deidade, que as terríveis convulsões que Ele opera na natureza escondem mais do que revelam Seu poder infinito!" 

A imensidão do poder de Deus:
"É muito bonito relacionar as seguintes passagens: Ele 'anda sobre os altos do mar' (Jó 9:8), o que expressa o poder incontrolável de Deus. 'Ele passeia pela abóbada do céu' (Jó 22:14), que fala da imensidão de Sua presença. Ele 'voa nas asas do vento' (Sl 104:3), o que demonstra a incrível rapidez de Suas operações. Mesmo os mais impetuosos dos elementos, lançados em fúrias extremas e varrendo junto com rapidez quase inconcebível, estão sob Seus pés, sob Seu controle perfeito! Vamos agora considerar o poder de Deus na criação. 'Teus são os céus, tua, a terra; o mundo e a sua plenitude, tu os fundaste. O Norte e o Sul, tu os criaste; o Tabor e o Hermom exultam em teu nome' (Sl 89:11,12). Antes que o homem possa trabalhar, ele deve ter ferramentas e materiais, mas Deus começou do nada, e somente por Sua palavra do nada fez todas as coisas. O intelecto não pode compreender tal verdade. Deus 'falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir' (Sl 33:9). A matéria primitiva ouviu Sua voz. 'E disse Deus: Haja... e assim se fez' (Gn 1:6). Bem podemos exclamar: 'O teu braço é armado de poder, forte é a tua mão, e elevada, a tua destra' (Sl 89:13). 'Quem, que olha para o céu da meia-noite; e, com um olho da razão, contempla suas maravilhas rolantes; quem pode abster-se de indagar: ‘De que foram formadas suas poderosas esferas?’ Incrível de se relacionar, elas foram produzidas sem materiais. Elas surgiram do próprio vazio. O majestoso tecido da natureza universal emergiu do nada. Que instrumentos foram usados pelo Arquiteto Supremo para modelar as partes com tão primorosa delicadeza e dar um polimento tão belo ao todo? Como tudo foi conectado em uma estrutura finamente proporcionada e nobremente acabada? Uma simples palavra realizou tudo. Haja, disse Deus. Ele não acrescentou mais nada; e imediatamente o edifício maravilhoso surgiu, adornado com toda beleza, exibindo perfeições inumeráveis e declarando entre serafins extasiados o louvor de seu grande Criador. ‘Os céus por sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de sua boca, o exército deles’ (Sl 33:6)' (James Hervey, 1789)."
 
"Considere o poder de Deus no governo. Atente-se para Sua restrição da malícia de Satanás. 'O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar' (1 Pe 5:8). Ele está cheio de ódio contra Deus e de inimizade diabólica contra os homens, particularmente os santos. Aquele que invejou Adão no paraíso inveja o nosso prazer de desfrutar qualquer uma das bênçãos de Deus. Se ele pudesse fazer sua vontade, trataria a todos da mesma maneira que tratou Jó. Ele enviaria fogo do céu sobre os frutos da terra, destruiria o gado, faria um vento derrubar nossas casas e cobriria nossos corpos com tumores. Mas, por pouco que os homens possam perceber, Deus o refreia em grande medida, o impede de realizar seus desígnios malignos e o confina em Suas ordenações. Assim também Deus restringe a corrupção natural dos homens. Ele suporta surtos de pecado suficientes para mostrar que estrago terrível foi causado pela apostasia do homem de seu Criador; mas quem pode conceber a distância terrível a que os homens iriam se Deus removesse Sua mão repressora? 'A boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura; são os seus pés velozes para derramar sangue' (Rm 3:14,15). Essa é a natureza de todo descendente de Adão. Então, que licenciosidade desenfreada e loucura obstinada triunfariam no mundo, se o poder de Deus não se interpusesse para fechar as comportas dele! (Sl 93:3,4)." 
 
"Considere o poder de Deus no julgamento. Quando Ele fere, ninguém pode resistir a Ele (veja Ezequiel 22:14). Quão terrivelmente isso foi exemplificado no Dilúvio! Deus abriu as janelas do céu e quebrou as grandes fontes do abismo, e (exceto aqueles na arca) toda a raça humana, impotente diante da tempestade de Sua ira, foi varrida. Com uma chuva de fogo e enxofre do céu, as cidades da planície foram exterminadas. Faraó e todas as suas hostes ficaram impotentes quando Deus soprou sobre eles no Mar Vermelho. Que palavra terrível é essa em Romanos 9:22: 'Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição'. Deus vai mostrar Seu grande poder sobre os réprobos não apenas encarcerando-os no Inferno, mas também por meio da preservação sobrenatural de seus corpos, bem como de suas almas em meio às chamas eternas do Lago de Fogo. Bem, todos devem tremer diante de tal Deus! Tratar com impudência Aquele que pode nos esmagar mais facilmente do que nós podemos fazer com uma mariposa, é uma conduta suicida. Desafiar abertamente Aquele que está revestido de onipotência, que pode nos despedaçar ou nos lançar no Inferno a qualquer momento que Lhe apraz, é o cúmulo da insanidade. Devemos atender ao Seu mandamento: 'Beijai o Filho para que se não irrite, e não pereçais no caminho; porque dentro em pouco se lhe inflamará a ira' (Sl 2:12)."

"Bem pode o santo confiar em tal Deus! Ele é digno de confiança implícita. Nada é muito difícil para Ele. Se Deus fosse restrito em poder e tivesse um limite para Sua força, poderíamos nos desesperar. Mas vendo que Ele está vestido com onipotência, nenhuma oração é muito difícil para Ele responder, nenhuma necessidade muito grande para Ele suprir, nenhuma paixão muito forte para Ele subjugar; nenhuma tentação poderosa demais para Ele livrar, nenhuma miséria profunda demais para Ele aliviar. 'O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo' (Sl 27:1)."

(Trechos do livro "Os Atributos de Deus", de A.W. Pink, cap. 9: "O Poder de Deus")