Translate

Print Friendly and PDF

29 novembro 2023

Os Atributos de Deus: A Santidade de Deus (cap.8)

"O caráter atribuído aos 'deuses' dos antigos e do paganismo moderno é exatamente o reverso da pureza imaculada que pertence ao verdadeiro Deus. Um Deus inefavelmente santo, que tem a maior aversão a todo pecado, nunca foi inventado por nenhum dos descendentes caídos de Adão! O fato é que nada torna mais manifesta a terrível depravação do coração do homem e sua inimizade contra o Deus vivo do que ter colocado diante dele Aquele que é infinita e imutavelmente santo. Sua própria ideia de pecado é praticamente limitada ao que o mundo chama de 'crime'. Qualquer coisa menos que isso, o homem palia como 'defeitos', 'erros', 'enfermidades', etc. E mesmo onde o pecado é reconhecido, desculpas e extenuações são feitas para ele. O 'deus' que a grande maioria dos cristãos professos 'ama' é visto como um velho indulgente, que não gosta de loucura, mas pisca com misericórdia para as 'indiscrições' da juventude. Mas a Palavra diz: 'Os arrogantes não permanecerão à tua vista; aborreces a todos os que praticam a iniquidade' (Sl 5:5). E novamente, a Palavra nos diz que 'Deus é justo juiz, Deus que sente indignação todos os dias' (Sl 7:11). Mas os homens se recusam a crer neste Deus e rangem os dentes quando Seu ódio ao pecado é fielmente pressionado em sua atenção. Não, o homem pecador não tinha mais probabilidade de conceber um Deus santo do que de criar o lago de fogo no qual ele será atormentado para todo o sempre."
 
"Porque Deus é santo, devemos desejar ser conformados a Ele. Seu mandamento é: 'Sede santos, porque eu sou santo' (1 Pe 1:16). Não somos ordenados a ser onipotentes ou oniscientes como Deus é, mas devemos ser santos, e isso 'em todo o vosso procedimento' (1 Pe 1:15). 'Esta é a principal forma de honrar a Deus. Não glorificamos a Deus por meio de elevadas admirações, expressões eloquentes ou serviços pomposos para Ele. Mas o honramos mais quando aspiramos uma comunhão com Ele com espíritos imaculados e vivemos para Ele, vivendo como Ele' (Stephen Charnock). Então, como somente Deus é a Fonte da santidade, busquemos sinceramente a santidade d’Ele. Que a nossa oração diária seja para que Ele possa nos santificar totalmente e que o nosso 'espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo' (1 Ts 5:23)."

(Trechos do livro "Os Atributos de Deus", de A.W. Pink, cap. 8: "A Santidade de Deus")