Translate

Print Friendly and PDF

01 dezembro 2023

Os Atributos de Deus: A Graça de Deus (cap.13)

"A graça é a única fonte da qual flui a boa vontade, o amor e a salvação de Deus para o Seu povo escolhido. Este atributo do caráter divino foi definido por Abraham Booth em seu útil livro The Reign of Grace assim: 'É o eterno e absoluto favor gratuito de Deus, manifestado na concessão de bênçãos espirituais e eternas aos culpados e indignos'. A graça divina é o favor soberano e salvador de Deus exercido na concessão de bênçãos àqueles que não têm mérito nelas e pelo qual nenhuma compensação é exigida deles. É mais do que isso; é o favor de Deus mostrado àqueles que não apenas não têm merecimentos próprios, mas que são totalmente indignos e merecedores do inferno. É completamente imerecida e não é atraída por nada dentro dos objetos aos quais é concedida. A graça não pode ser comprada ou conquistada pela criatura. Se pudesse, deixaria de ser graça. Quando se diz que uma coisa é de 'graça', queremos dizer que o destinatário não tem direito a ela, que de forma alguma tal coisa lhe era devido. Vem a ele como pura caridade e, a princípio, não solicitada e indesejada."

"A exposição mais completa da maravilhosa graça de Deus pode ser encontrada nas epístolas do apóstolo Paulo. Em seus escritos, 'graça' está em oposição direta a obras e dignidade, em oposição a todas as obras e dignidade, de qualquer tipo ou grau. Isso é abundantemente claro em Romanos 11:6: 'E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça'. A graça e as obras não se unirão mais do que um ácido e um álcali. 'Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie' (Ef 2:8,9). O favor absoluto de Deus não pode mais consistir com o mérito humano do que o óleo e a água podem se fundir (ver também Romanos 4:4,5)."

"Mas nada irrita mais o homem natural e traz à tona sua inimizade inata e inveterada contra Deus do que pressioná-lo contra a eternidade, a liberdade e a soberania absoluta da graça divina. O fato de que Deus tenha formado Seu propósito desde a eternidade, sem de forma alguma consultar a criatura, é humilhante demais para o coração inquebrantável. Que a graça não pode ser conquistada por nenhum esforço do homem é muito auto-esvaziamento para a auto-justiça. E o fato de que essa graça escolhe quem ela deseja para ser seus objetos favoritos desperta protestos acalorados de rebeldes arrogantes. O barro se levanta contra o Oleiro e pergunta: 'Por que me fizeste assim?' Um rebelde sem lei ousa questionar a justiça da soberania divina."

"Em nenhum lugar a glória da graça soberana e gratuita de Deus brilha mais aparentemente do que na indignidade e improbabilidade de seus objetos. James Hervey (1751) ilustra belamente essa ideia: 'Onde abundou o pecado, diz a proclamação da corte do céu, superabundou a graça. Manassés era um monstro de barbárie, pois fez com que seus próprios filhos passassem pelo fogo e encheu Jerusalém de sangue inocente. Manassés era um adepto da iniquidade, pois ele não apenas multiplicou, e em grau extravagante, suas próprias impiedades sacrílegas, mas também envenenou os princípios e perverteu as maneiras de seus súditos, fazendo-os agir pior do que o mais detestável dos pagãos idólatras (veja 2 Crônicas 33). No entanto, por meio dessa graça superabundante, ele é humilhado, reformado e se torna filho do amor perdoador, herdeiro da glória imortal'."

"Eis aquele perseguidor amargo e sangrento, Saulo; quando, respirando ameaças e empenhado em matar, ele preocupou os cordeiros e matou os discípulos de Jesus. Os estragos que ele havia cometido, as famílias inofensivas que já havia arruinado, não eram suficientes para aplacar seu espírito vingativo. Eram apenas uma amostra, que, em vez de saciar o cão, o fazia continuar na pista mais de perto e ansiar mais ansiosamente pela destruição. Ele ainda tinha sede de violência e assassinato. Tão ansiosa e insaciável era sua sede, que ele respirava ameaças e matança (At 9:1). Suas palavras foram como lanças e flechas, e sua língua como espada afiada. Era tão natural para ele ameaçar os cristãos quanto respirar o ar. Era apenas devido à falta de poder que cada sílaba que ele pronunciava, cada respiração que ele dava, não causava mortes e causava a queda de alguns dos discípulos inocentes. Quem, segundo os princípios do julgamento humano, não o teria declarado um vaso de ira, destinado à condenação inevitável? Não, quem não estaria pronto para concluir que, se houvesse correntes mais pesadas e uma masmorra mais profunda no mundo da desgraça, elas certamente deveriam ser reservadas para um inimigo tão implacável da verdadeira piedade? No entanto, admire e adore os tesouros inesgotáveis da graça. Esse mesmo Saulo é admitido na boa comunhão dos profetas, é contado com o nobre exército de mártires, se tornando também uma figura distinta entre a gloriosa companhia dos apóstolos."

"Os coríntios eram vergonhosamente perversos. Alguns deles se afundaram em vícios tão abomináveis e se habituaram a atos ultrajantes de injustiça, como uma reprovação à natureza humana. No entanto, mesmo esses filhos da violência e escravos da sensualidade foram lavados, santificados, justificados (1 Co 6:9-11). 'Lavado', no precioso sangue do Redentor; 'santificado', pelas poderosas operações do Espírito abençoado; 'justificado', através das misericórdias infinitamente ternas de um Deus gracioso. Aqueles que antes eram o fardo da terra agora são a alegria do céu, o deleite dos anjos."

"A graça de Deus é proclamada no Evangelho (At 20:24), que é para o judeu hipócrita uma “pedra de tropeço” e para o presunçoso e filósofo grego “loucura”. E por que isso? Porque não há nada nele que seja adaptado para gratificar o orgulho do homem. Anuncia que, a menos que sejamos salvos pela graça, não podemos ser salvos de forma alguma. Declara que sem Cristo, o dom indizível da graça de Deus, o estado de todo homem é desesperado, irremediável, sem esperança. O Evangelho se dirige aos homens como criminosos culpados, condenados e que perecem. Declara que o moralista mais casto está na mesma situação terrível que o esbanjador mais lascivo; e o zeloso professor, com todas as suas atuações religiosas, não é melhor do que o mais profano infiel."

"A terceira Pessoa na Divindade é o Comunicador de tal graça, e por isso Ele é denominado 'o Espírito da graça' (Zc 12:10). Deus, o Pai, é a Fonte de toda a graça, pois Ele propôs em Si mesmo a aliança eterna da redenção. Deus Filho é o único Canal da graça. O Evangelho é o Publicador da graça. O Espírito é o Comunicador. Ele é Aquele que aplica o Evangelho com seu poder salvador na alma, vivificando os eleitos enquanto espiritualmente mortos, conquistando suas vontades rebeldes, derretendo seus corações endurecidos, abrindo seus olhos cegos, limpando-os da lepra do pecado. Assim, podemos dizer com o falecido GS Bispo: 'A graça é uma provisão para homens que estão tão caídos que não podem erguer o machado da justiça, tão corruptos que não podem mudar sua própria natureza, tão avessos a Deus que não podem se voltar para Ele, tão cegos que não podem vê-Lo, tão surdos que eles não podem ouvi-Lo, e tão mortos que Ele mesmo deve abrir suas sepulturas e levantá-los à ressurreição'."

(Trechos do livro "Os Atributos de Deus", de A.W. Pink, cap. 13: "A Graça de Deus")