Translate

Print Friendly and PDF

04 dezembro 2023

Os Atributos de Deus: A Misericórdia de Deus (cap.14)

"Sua benevolência, misericórdia ou benignidade é 'grande' (1 Rs 3:6), 'abundante' (Sl 86:5), 'terna' (Lc 1:78), 'abundante' (1 Pe 1:3); é 'de eternidade a eternidade, sobre os que o temem' (Sl 103:17). Bem podemos dizer com o salmista: 'cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia' (Sl 59:16). 'Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do Senhor; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer' (Ex 33:19). Em que difere a 'misericórdia' de Deus de Sua 'graça'? A misericórdia de Deus tem sua origem na bondade divina. A primeira questão da bondade de Deus é sua benignidade ou generosidade, pela qual Ele dá liberalmente a Suas criaturas como criaturas; assim Ele deu existência e vida a todas as coisas. A segunda questão da bondade de Deus é Sua misericórdia, que denota a pronta inclinação de Deus para aliviar a miséria das criaturas caídas. Assim, a misericórdia pressupõe o pecado."
 
"Ao se esforçar para estudar a misericórdia de Deus como é apresentada nas Escrituras, uma tríplice distinção precisa ser feita para que a Palavra da Verdade seja 'bem manejada'. Primeiro, há uma misericórdia geral de Deus, que se estende não apenas a todos os homens, crentes e incrédulos, mas também a toda a criação: 'O SENHOR é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras' (Sl 145:9); 'Ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais' (At 17:25). Deus tem pena da criação bruta em sua necessidade e a supre com provisão adequada. Em segundo lugar, há uma misericórdia especial de Deus, que é exercida para com os filhos dos homens, ajudando-os e socorrendo-os, apesar de seus pecados. A eles também Ele comunica todas as necessidades da vida: 'Porque Ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos' (Mt 5:45). Em terceiro lugar, há uma misericórdia soberana reservada aos herdeiros da salvação, que lhes é comunicada de forma pactual, por meio do Mediador."
 
"Seguindo um pouco mais, a diferença entre a segunda e a terceira distinções apontadas acima, é importante notar que as misericórdias que Deus concede aos ímpios são apenas de natureza temporal; isto é, elas estão confinadas estritamente a esta vida presente. Não haverá misericórdia estendida a eles além do túmulo: 'Este povo não é povo de entendimento; por isso, aquele que o fez não se compadecerá dele, e aquele que o formou não lhe perdoará' (Is 27:11)."
 
"É a pura graça soberana que sozinha determina o exercício da misericórdia divina. Deus afirma expressamente esse fato em Romanos 9:15: 'Pois Ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia'. Não é a miséria da criatura que O leva a mostrar misericórdia, pois Deus não é influenciado por coisas fora de Si mesmo, Ele não é influenciado por nós. Se Deus fosse influenciado pela miséria abjeta dos pecadores leprosos, Ele purificaria e salvaria todos eles. Mas ele não é. Por quê? Simplesmente porque não é Seu prazer e propósito fazê-lo. Menos ainda são os méritos das criaturas que O levam a conceder-lhes misericórdia, pois é uma contradição falar em termos de merecimento de 'misericórdia'. 'Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou' (Tt 3:5). A obra está em antítese direta com a graça. Tampouco é o mérito de Cristo que move Deus a conceder misericórdia a Seus eleitos; isso seria substituir a causa pelo efeito. É 'através' ou por causa da terna misericórdia de nosso Deus que Cristo foi enviado aqui para o Seu povo (Lc 1:78). Os méritos de Cristo possibilitam que Deus conceda misericórdias espirituais com justiça a Seus eleitos, a justiça tendo sido totalmente satisfeita pelo Fiador! A misericórdia surge unicamente do prazer imperial de Deus!"
 
"Mas que nosso pensamento final seja sobre as misericórdias espirituais de Deus para com Seu próprio povo. 'Tua misericórdia se eleva até aos céus' (Sl 57:10). Suas riquezas transcendem nosso pensamento mais elevado. 'Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem' (Sl 103:11). Ninguém pode medi-lo. Os eleitos são designados 'vasos de misericórdia' (Rm 9:23). É a misericórdia que os vivificou quando eles estavam mortos em pecados (Ef 2:4,5). É a misericórdia que os salva (Tt 3:5). É a Sua abundante misericórdia que os gerou para uma herança eterna (1 Pe 1:3). O tempo nos faltaria para falar de Sua misericórdia preservadora, sustentadora, perdoadora e provedora. Para os Seus, Deus é 'o Pai das misericórdias' (2 Co 1:3). 'Quando todas as Tuas misericórdias, ó meu Deus, minha alma nascente examina, fico perdido, em admiração, amor e louvor'."

(Trechos do livro "Os Atributos de Deus", de A.W. Pink, cap. 14: "A Misericórdia de Deus")