Translate

Print Friendly and PDF

01 dezembro 2023

Os Atributos de Deus: A Paciência de Deus (cap.12)

"Stephen Charnock, o puritano, define a paciência de Deus, em parte, assim: 'Faz parte da bondade e misericórdia divinas, mas difere de ambas. Deus sendo a maior bondade, tem a maior brandura; a brandura é sempre a companheira da verdadeira bondade, e quanto maior a bondade, maior a brandura. Quem é tão santo como Cristo e quem é tão manso? A lentidão de Deus em se irar é um ramo... de Sua misericórdia: Benigno e misericordioso é o SENHOR, tardio em irar-se e de grande clemência (Sl 145:8). Difere da misericórdia na consideração formal do objeto: A misericórdia olha a criatura como miserável, a paciência olha a criatura como criminosa; a misericórdia tem pena dela em sua miséria, e a paciência suporta o pecado que gerou e que continua gerando a miséria'."

"Pessoalmente, definiríamos a paciência divina como aquele poder de controle que Deus exerce sobre Si mesmo, levando-O a suportar os ímpios e a abster-se de puni-los. Em Naum 1:3, lemos: 'O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder', sobre o qual o Sr. [Stephen] Charnock disse: 'Os homens que são grandes no mundo são rápidos em paixão e não estão tão prontos para perdoar uma ofensa ou suportar um ofensor. É uma falta de poder sobre o eu daquele homem que o leva a fazer coisas impróprias sob uma provocação. Um príncipe que pode refrear suas paixões é um rei sobre si mesmo, assim como sobre seus súditos. Deus é lento para se irar porque é grande em poder. Ele não tem menos poder sobre Si mesmo do que sobre Suas criaturas'. É no ponto acima, pensamos, que a paciência de Deus é mais claramente distinguida de Sua misericórdia. Embora a criatura seja beneficiada com isso, a paciência de Deus respeita principalmente a Si mesmo, uma restrição imposta a Seus atos por Sua vontade; considerando que Sua misericórdia irá atingir totalmente a criatura. A paciência de Deus é aquela excelência que O leva a sofrer grandes injúrias sem se vingar imediatamente. Ele tem um poder de paciência, bem como um poder de justiça. Assim, a palavra hebraica para a longanimidade divina é traduzida como 'tardio em irar' em Neemias 9:17, Salmo 103:8, etc. Não que haja paixões na natureza divina, mas que a sabedoria e a vontade de Deus se agradam em agir com aquela majestade e sobriedade que convém à Sua exaltada majestade."

"Em apoio a nossa definição acima, vamos demonstrar que foi a essa excelência no caráter divino que Moisés apelou, quando Israel pecou tão gravemente em Cades-Barneia, e ali provocou a Jeová tão gravemente. A Seu servo, o Senhor disse: 'Eu os ferirei com a peste e os deserdarei'. Foi então que o mediador Moisés, como um tipo do Cristo que viria, implorou: 'Agora, pois, rogo-te que a força do meu Senhor se engrandeça, como tens falado, dizendo: O Senhor é longânimo e grande em misericórdia' (Nm 14:17,18)."

"Sua longanimidade é Seu 'poder' de autocontrole. Novamente, em Romanos 9:22 lemos: 'Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição'. Se Deus quebrasse imediatamente esses vasos réprobos em pedaços, Seu poder de autocontrole não apareceria tão eminentemente; suportando a maldade deles e tolerando o castigo por tanto tempo, o poder de Sua paciência é gloriosamente demonstrado. É verdade que os ímpios interpretam Sua longanimidade de maneira bem diferente: 'Visto como se não executa logo a sentença sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal' (Ec 8:11). Entretanto, o olho ungido adora o que ímpios abusam."

" 'O Deus da paciência' (Rm 15:5) é um dos títulos divinos. A divindade é assim denominada, primeiro, porque Deus é tanto o Autor quanto o Objeto da graça da paciência no santo. Em segundo lugar, porque é isso que Ele é em Si mesmo; a paciência é uma de Suas perfeições. Em terceiro lugar, como padrão para nós: 'Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade' (Cl 3:12). E novamente: 'Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados' (Ef 5:1). Quando for tentado a ficar enojado com a estupidez de outro, ou a se vingar de alguém que o prejudicou, lembre-se da infinita paciência e longanimidade de Deus com você mesmo."

A paciência de Deus - antes e agora:
"A paciência de Deus se manifesta em Seu trato com os pecadores. Quão impressionantemente foi exibido para os antediluvianos. Quando a humanidade estava universalmente degenerada e toda a carne havia corrompido seu caminho, Deus não os destruiu até que os tivesse avisado. Ele 'aguardou' (1 Pe 3:20), provavelmente não menos que 120 anos (Gn 6:3), tempo durante o qual Noé foi um 'pregador da justiça' (2 Pe 2:5). Assim, mais tarde, quando os gentios não apenas adoraram e serviram mais à criatura do que ao Criador, mas também cometeram as mais vis abominações contrárias até mesmo aos ditames da natureza (Rm 1:19-26) e assim encheram a medida de sua iniquidade, ainda assim, em vez de desembainhar Sua espada para o extermínio de tais rebeldes, Deus 'permitiu que todos os povos andassem nos seus próprios caminhos' e lhes deu 'chuvas e estações frutíferas' (At 14:16,17). A paciência de Deus foi maravilhosamente exercida e manifestada para com Israel. Primeiro, Ele suportou os maus costumes deles por quarenta anos no deserto (At 13:18). Mais tarde, quando eles entraram em Canaã, mas seguiram os maus costumes das nações ao seu redor e se voltaram para a idolatria, embora Deus tenha os castigado severamente, Ele não os destruiu totalmente, mas levantou libertadores para eles. Quando sua iniquidade foi elevada a tal altura que ninguém, a não ser um Deus de infinita paciência, poderia tê-los suportado, Ele os poupou muitos anos antes de permitir que fossem levados para a Babilônia."

"Finalmente, quando a rebelião deles contra Ele atingiu seu clímax ao crucificar Seu Filho, Ele esperou quarenta anos antes de enviar os romanos contra eles, e isso somente depois que eles se julgaram 'indignos da vida eterna' (At 13:46). Quão maravilhosa é a paciência de Deus com o mundo hoje. Por todos os lados, as pessoas estão pecando atrevidamente. A lei divina é pisoteada e o próprio Deus abertamente desprezado. É realmente incrível que Ele não mate instantaneamente aqueles que O desafiam de forma tão descarada. Por que Ele não corta de repente o arrogante infiel e blasfemador flagrante, como fez com Ananias e Safira? Por que Ele não faz a terra abrir sua boca e devorar os perseguidores de Seu povo, de modo que, como Datã e Abirão, eles desçam vivos ao Abismo? E o que dizer da cristandade apóstata, onde toda forma possível de pecado é agora tolerada e praticada sob o disfarce do santo nome de Cristo? Por que a justa ira do Céu não põe fim a tais abominações? Apenas uma resposta é possível: porque Deus suporta com 'muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição'."

"E quanto ao escritor e ao leitor? Vamos rever nossas próprias vidas. Não faz muito tempo que seguíamos uma multidão para fazer o mal, que não nos preocupávamos com a glória de Deus e vivíamos apenas para gratificar o eu. Quão pacientemente Ele suportou nossa conduta vil! E agora que a graça nos arrebatou como brasas do fogo, dando-nos um lugar na família de Deus, e nos gerou para uma herança eterna em glória, quão miseravelmente nós o retribuímos. Quão superficial é nossa gratidão, quão tardia é nossa obediência, quão frequentes são nossos retrocessos! Uma razão pela qual Deus permite que a carne permaneça no crente é para que Ele possa exibir Sua longanimidade para conosco (2 Pe 3:9). Visto que esse atributo divino se manifesta apenas neste mundo, Deus aproveita para exibi-lo aos 'Seus'."

A escola da experiência sagrada:
"Que nossa meditação sobre essa excelência divina abrande nossos corações, abrande nossas consciências e que aprendamos na escola da santa experiência a 'paciência dos santos', ou seja, submissão à vontade divina e a continuidade em fazer o bem. Busquemos sinceramente a graça para imitar essa excelência divina. 'Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai Celeste' (Mt 5:48). No contexto imediato deste versículo, Cristo nos exorta a amar nossos inimigos, abençoar os que nos maldizem, fazer o bem aos que nos odeiam. Deus tolera longamente os ímpios, apesar da multidão de seus pecados, e desejaremos ser vingados por causa de uma única injúria?"

(Trechos do livro "Os Atributos de Deus", de A.W. Pink, cap. 12: "A Paciência de Deus")