Translate

Print Friendly and PDF

10 março 2012

Esperança no deserto

A esperança da "água viva" no deserto do afastamento com o nosso Criador.


Esperança no deserto

Quando o ser humano se afasta do seu Criador, através da falta de comunhão ou através das transgressões dos Seus mandamentos, ele pode experimentar uma sensação de vazio, de aridez, de silêncio e solidão desérticas. Nestas circunstâncias, na ausência de qualquer ruído ou distração, a criatura pode se encontrar verdadeiramente com o seu Criador, e pode ouvi-lo como filho justamente repreendido e perdoado.
Nas sagradas escrituras, estão registradas as palavras do nosso Senhor, no livro de Oséias (2:14), “Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração”, fazendo referência ao re-encontro ou à reconciliação com Israel, que havia se desviado do seu único Deus. O texto continua no versículo 15, dizendo “E lhe darei as suas vinhas dali, e o vale de Acor, por porta de esperança; e ali cantará, como nos dias de sua mocidade, e como no dia em que subiu da terra do Egito”, com uma promessa de esperança para o povo de Deus reconciliado.
A figura de um deserto tipicamente remete nossas mentes a uma região árida, desprovida de recursos e de esperança. Mas podemos observar que há esperança no deserto, a exemplo dos oásis do Saara, que apresentam abundância de água doce e vegetação exuberante.
Na região oriental do deserto do Saara, estes oásis são supridos pelo maior reservatório subterrâneo de água do planeta, chamado aquífero de arenito núbio, que se estende por cerca de 2 milhões de quilômetros quadrados, com uma estimativa de conter 150 bilhões de litros de água. Desta forma, por causa da importância vital da água, este aquífero representa um reservatório de esperança, um reservatório de riqueza, de riqueza de vida.
            Se você se encontrar na aparente aridez do deserto de espírito, experimentando o silêncio inquietante do afastamento com o nosso Senhor, lembre-se da Sua refrescante fonte de água viva (João 4:14), proveniente de um aquífero infindo, e procure a reconciliação honesta, entregando-se de mente e coração abertos e disponíveis para que seja cumprido o propósito de Deus em sua vida, de acordo com a Sua sabedoria e amor.
            Assim, a esperança se revelará no deserto espiritual e inundará todos os aspectos da sua vida em Cristo, Jesus.
Louvado seja o nosso Senhor.