Translate

Print Friendly and PDF

27 março 2012

O peso da gravidade

É importante estarmos sempre atentos para não sucumbirmos às tentações das transgressões do mundo.


O peso da gravidade

            “É curioso como a sensação de estar caindo parece com a de estar voando, por um breve período de tempo”. Esta frase é uma versão, em língua portuguesa, do refrão de uma música originalmente escrita em inglês.
Na língua original, este refrão é tão sonoro e musical que acaba ficando na memória de quem o escuta. Você já passou pela experiência de um trecho de canção ficar repetindo-se na sua mente, continuamente?
A sensação de estar voando por conta própria, de maneira autônoma, pode ser experimentada, por exemplo, durante a simulação da situação de gravidade reduzida (gravidade zero). Esta experiência pode ser vivida por passageiros localizados em uma aeronave com trajetória de queda elíptica, normalmente durante intervalos curtos de tempo (25 segundos). Esta ausência da gravidade, que leva à percepção sensorial de vôo ou flutuação, pode causar náuseas.
Voltando à letra da música, parece haver um conceito edificante que pode ser aplicado, por comparação, à realidade da vida cristã.
Em muitas ocasiões, o ser humano vivencia a sua queda através do pecado, e neste exato momento, enquanto ainda consuma a transgressão, sucumbindo às tentações do mundo, pode experimentar uma sensação prazerosa de vôo autônomo, de liberdade e de auto-recompensa.
De fato, muitas vezes ele não percebe que este vôo excitante e prazeroso é, na verdade, uma queda violenta, abrupta e destruidora, que acomete a sua condição humana e pecaminosa. Lembre-se das palavras de Jesus (Lucas 5:31-32): “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento”.
Enquanto o peso da gravidade do pecado tenta puxar para baixo, a força soberana do nosso Criador eleva seus filhos para o excelso, para o altíssimo.
Devemos tomar cuidado com a sensação excitante do pecado, procurando a comunhão com Deus e buscando o silêncio da paz interior, para que possamos ouvir a voz revigorante do Santo Espírito guiando-nos diligentemente pelos caminhos desafiadores e retificadores da vida em Cristo, nosso Senhor e Salvador.
Louvado seja.