Print Friendly and PDF

07 dezembro 2021

Poesia "Tarde demais eu te amei, ó Beleza tão antiga e tão nova!"

"Tarde demais eu te amei, ó Beleza tão antiga e tão nova! Tarde demais eu te amei! E eis que tu estavas dentro de mim, enquanto eu estava fora; era lá fora que te procurava. Criatura deformada, mergulhei de cabeça nesses objetos de beleza que tu criaste. Tu estavas comigo, mas eu não estava contigo. Elas me detiveram longe de ti, essas coisas belas que, se não estivessem em ti, simplesmente não existiriam. Tu me chamaste, gritaste e rompeste minha surdez. Tu reluziste, brilhaste e aniquilaste minha cegueira. Tu espalhaste doces perfumes, e eu os inalei e suspirei por ti. Degustei, e senti fome e sede. Tu me tocaste, e eu senti um desejo ardente de tua paz."
(Agostinho de Hipona, Confissões, livro 10, seção 38)

Uma bela interpretação desta poesia pode ser encontrada na música "Tarde te amei", de Stênio Marcius: