“Encorajamento Proverbial (Mashal)”
Provérbios 3:13-18;19-26 (ARA):
13Feliz o homem que acha sabedoria,
e
o homem que adquire conhecimento;
14porque melhor é o lucro que ela dá
do que o da prata,
e
melhor a sua renda do que o ouro mais fino.
15Mais preciosa é do que pérolas,
e
tudo o que podes desejar não é comparável a ela.
16O alongar-se da vida está na sua
mão direita,
na
sua esquerda, riquezas e honra.
17Os seus caminhos são caminhos
deliciosos,
e
todas as suas veredas, paz.
18É árvore de vida para os que a
alcançam,
e
felizes são todos os que a retêm.
19O Senhor com sabedoria fundou a
terra,
com
inteligência estabeleceu os céus.
20Pelo seu conhecimento os abismos se
rompem,
e
as nuvens destilam orvalho.
21Filho meu, não se apartem estas
coisas dos teus olhos;
guarda
a verdadeira sabedoria e o bom siso;
22porque serão vida para a tua alma
e
adorno ao teu pescoço.
23Então, andarás seguro no teu
caminho,
e
não tropeçará o teu pé.
24Quando te deitares, não temerás;
deitar-te-ás,
e o teu sono será suave.
25Não temas o pavor repentino,
nem
a arremetida dos perversos, quando vier.
26Porque o Senhor será a tua
segurança
e guardará
os teus pés de serem presos.
Perguntas retóricas:
-
Caro irmão ou irmã, você se sente desencorajado ou desencorajada?
- Caro irmão, cara irmã, onde você tem buscado encorajamento?
Tem sido na Palavra de Deus (Bíblia), e no próprio Senhor, a “Palavra Viva”?
***Nas palavras de Samuel Rutherford:***
"Todos os dias podemos ver algo novo em Cristo. Seu amor
não tem borda nem fundo. Em nossas variações de sentimento, é bom lembrar que
Jesus não admite nenhuma mudança em Seus afetos; o [nosso] coração não é a
bússola pela qual Jesus navega."
“O Livro de Provérbios (Mashal)”
[The Exhaustive Dictionary
of Bible Names]
- Mashal (ma’-shal): oração; súplica;
(roots = [1] similitude; sentença; oração; [2]
governar; tornar-se semelhante; falar em provérbios).
Uma parábola; alguém que fala em parábolas.
[Holman Illustrated Bible
Dictionary]
- Mashal (Māʹ shăl): 1.
Cidade no território tribal de Aser, mais tarde atribuída aos levitas (1Cr
6:74). Em Js 19:26;21:30, o nome aparece como Misheal
(KJV) ou Mishal (traduções modernas). 2. Termo técnico
hebraico para provérbio,
parábola, símile (paralelo).
- “Livro de Provérbios”: contém a essência da
sabedoria de Israel. Fornece uma visão de mundo [cosmovisão]
piedosa, e oferece insights [percepção, discernimento,
perspicácia] para a vida. Pv 1:7 fornece a perspectiva
para entender todos os provérbios: “O temor do SENHOR é o princípio do
saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino”. O “temor do SENHOR”
é uma abreviação bíblica para uma vida inteira em amor, adoração e obediência a
Deus.
*O Livro de Provérbios pode ser melhor compreendido como uma “coleção de coleções”,
que cresceu ao longo do tempo, em sua variedade de conteúdo e títulos. Esses
títulos introduzem as principais subcoleções do livro, e são encontrados em 1:1;
10:1; 22:17 (“palavras dos sábios”); 24:23;
25:1; 30:1; 31:1. Para datação, 25:1
coloca a cópia ou edição dos capítulos 25–29 na corte do rei Ezequias,
portanto, cerca de 700 a.C., cerca de 250 anos depois de Salomão. O processo de
compilação provavelmente se estendeu até o período pós-exílico.
*Caráter
Literário e Formas: O livro de Provérbios usa uma variedade de formas ou
gêneros de sabedoria. A palavra hebraica para provérbio
(mashal), encontrada no título
do livro [“Provérbios de
Salomão, filho de Davi, o rei de Israel” (Pv 1:1)], pode se
referir a uma variedade de formas literárias além do provérbio: “discurso”
profético (Nm 23:7,18), “alegoria” (Ez 17:2; 24:3), “canção
de provocação/escárnio” (Mq 2:4).
*Diferentes seções do livro se especializam em formas
características:
- “Instruções”: longos poemas de
sabedoria (1:8 - 9:18).
- “Ditos”: expressam brevemente (tipicam.
2 linhas) percepções sábias sobre a realidade (10:1 - 22:16; 25:1 - 29:27).
Esses ditos podem simplesmente “dizer como as coisas são”, e deixar que
os leitores tirem suas próprias conclusões (11:24; 17:27–28; 18:16).
Eles também podem fazer julgamentos de valor claros (10:17; 14:31; 15:33;
19:17). A maioria dos “ditos antitéticos”, que contrastam opostos,
aparecem em 10:1 - 15:33, mas estão misturados alguns ditos “melhor
[isso]... do que [aquilo]” (16:8, 19; 17:1; 19:1; 21:9; 25:24;
27:5, 10b; 28:6).
- “Admoestações”: Essas formas curtas de
sabedoria contêm imperativos ou proibições, geralmente seguidas por uma
cláusula de motivo que dá uma ou duas razões para a admoestação (22:17–24:22).
[Biblical Commentary of
Proverbs of Solomon, F. Delitzsch. Transl.
german: M.G. Easton]
* Antigo Livro de
Provérbios (1-24). Título Externo (1:1-6); Lema do
Livro (1:7).
* Discurso Mashal Introdutório (IMD):
- 1º IMD (1:8-19): Advertência contra
a Comunhão com aqueles que Pecam contra a Vida e a Propriedade do Próximo.
- 2º IMD (1:20-ff): Discurso de
Sabedoria para Seus Desprezadores.
- 3º IMD (2): Sincero Esforço por
Sabedoria, como Caminho para o Temor a Deus e para a Virtude.
- 4º IMD (3:1-18): Exortação: Amor,
Fidelidade e Devoção Abnegada a Deus, como Verdadeira Sabedoria.
- 5º IMD (3:19-26): A Sabedoria
Criativa do Mundo, como Mediadora da Proteção Divina.
- 6º IMD (3:27-35): Exortação à
Benevolência e Retidão.
- 7º IMD (4:1-5:6): Lembranças da Casa
de Seu Pai.
- 8º IMD (5:7-23): Advertência contra
o Adultério, e Recomendação ao Casamento.
- 9º IMD (6:1-5): Advertência contra
Fiança irrefletida [impensada].
- 10º IMD (6:6-11): Chamado ao
Preguiçoso para Despertar.
- 11º IMD (6:12-19): Advertência contra
Engano e Malícia.
- 12º IMD (6:20-ff): Advertência contra
Adultério, e por referência, também às suas Terríveis Consequências.
- 13º IMD (7): Advertência contra
Adultério: Representação - sua Natureza Abominável e Detestável - Exemplo.
- 14º IMD (8): Discurso de Sabedoria, a
respeito de Sua Excelência e de Seus Dons.
- 15º IMD (9): Convite Duplo: da
Sabedoria e da Sua Rival (Loucura).
* 1ª Coleção de
Provérbios Salomônicos (10:1-22:16).
* 1º Apêndice da
1ª Coleção de Provérbios Salomônicos (22:17-24:22).
* 2ª Coleção de
Provérbios Salomônicos (25-29): coletados pelos Homens de
Ezequias.
* 1º Apêndice da
2ª Coleção de Provérbios Salomônicos (30).
* 2º Apêndice da
2ª Coleção de Provérbios Salomônicos (31:1-9).
* 3º Apêndice da
2ª Coleção de Provérbios Salomônicos (31:10-31).
[Commentary on the Old
Testament]
- 5° Discurso
Mashal Introdutório (“5° IMD” - Pv 3:19–26):
“A
Sabedoria Criativa do Mundo, como Mediadora da Proteção Divina”
“Ó filho,
guarda-te dos sedutores (Pv 1:8ss.); ouve a voz de
advertência da Sabedoria (Pv 1:20ss.); busca a Sabedoria:
ela é o caminho para Deus, vem de Deus e te ensina a evitar o caminho mau, e
a andar no caminho que é bom (Pv 2); tu a obterás se,
renunciando à autoconfiança, te entregares sem reservas a Deus (Pv
3:1–18) — estes são os quatro passos, até agora, desta παραίνεσις [parainesis]
introdutória. Cada discurso contribui, por si próprio, para apresentar vivida e
notavelmente o que é a Sabedoria, e o que ela provê, sua natureza e suas
bênçãos. De sua mão vêm todas as boas dádivas de Deus aos homens. Ela é a
árvore da vida. Seu lugar entre Deus e os homens é, portanto, o de uma ‘mediatrix’
[mediadora, intercessora].”
[The Lexham Analytical
Lexicon of the Septuagint]
- parainesis: conforto;
conselho; encorajamento (“proverbial”).
Usado em “The Wisdom of Solomon” (Wis 8:9), LXX
(Septuaginta):
[The Holy Bible: New Revised Standard Version]
Wisdom
Indispensible to Rulers [Autoridades]
“Therefore I determined to take her to live with
me, knowing that she would give me good counsel and encouragement [parainesis] in cares and grief.”
“Portanto,
decidi levá-la para viver comigo, sabendo que **ela**
me daria bons conselhos e encorajamento [parainesis]
em minhas preocupações e tristezas.”
**ela**, neste contexto, está se referindo à
Sabedoria (“Wisdom”).
APLICAÇÕES FINAIS:
<#1> “TRANSMITA GRAÇA AOS
QUE OUVEM” (ENCORAJAMENTO) à “Não
saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para
edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” (Ef
4:29)
<#2> “ALEGRA-VOS” (ENCORAJAMENTO)
à Filipenses 4
1Portanto, meus
irmãos, amados e mui saudosos, minha alegria e coroa, sim,
amados, permanecei, deste modo, firmes no Senhor.
Apelo
de Paulo para Evódia e Síntique. Regozijo e oração
2Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem
concordemente, no Senhor.3A ti, fiel companheiro de jugo,
também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho,
também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram
no Livro da Vida.4Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.5Seja a
vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.6Não
andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de
Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.7E
a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a
vossa mente em Cristo Jesus.
O
“em que pensar”
8Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro,
tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é
amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor
existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.9O que
também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e
o Deus da paz será convosco.
10 Alegrei-me,
sobremaneira, no Senhor...
<#3> ORAÇÃO (ENCORAJAMENTO)
à Anselmo de Cantuária:
[‘Saint Anselm and His Biographer’, Richard W. Southern,
Cambridge, 1963]
“Venha agora, homenzinho, deixe de lado o seu negócio por um momento, refugie-se um pouco de seus pensamentos tumultuados; livre-se de seus cuidados e deixe que suas distrações oprimentes esperem. Tenha algum tempo livre para Deus; descanse um pouco nEle. Entre no aposento de sua mente; ponha tudo para fora, exceto Deus e tudo aquilo que o ajuda a buscá-lo; feche a porta e o busque. Diga a Deus agora com todo o seu coração: ‘Eu busco Tua face, ó Senhor, Tua face eu busco realmente’.”
SDG
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Mensagem:
"Encorajamento Proverbial"
PIBREP - 05/01/2025