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02 novembro 2025

Aprendizado piedoso 227

Trecho das Cartas de Samuel Rutherford, extraído do devocional "Pensamentos Diários para o Ano":
'Cristo carregou toda a cruz completa, e seus santos carregam apenas pequenos pedaços, como diz o apóstolo: “os restos” ou “resíduos” da cruz (Colossenses 1:24).' (Carta 323)

*Na versão ARA, pode ser encontrado o seguinte texto:
"[...] Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja" (Colossenses 1:24). A palavra, no original (grego), traduzida por "resta" neste versículo, é "husterema" (υστερημα), e pode ter, segundo os dicionários bíblicos (J.Strong #5303), o significado "deficiência, aquilo que está faltando". A mesma palavra, por exemplo, também é usada pelo apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, na primeira epístola aos Tessalonicenses: "[...] orando noite e dia, com máximo empenho, para vos ver pessoalmente e reparar as deficiências [husterema] da vossa fé?" (1Tessalonicenses 3:10).

*Comentário (traduzido) de R.C. Sproul [The Reformation Study Bible] (Colossenses 1:24):
"Cl 1:24: 'preencho o que resta'. Considerando o contexto desta passagem, que enfatiza a suficiência total de Cristo, bem como o que ele diz em outros lugares (por exemplo, Rm 3:21-26; 2Co 5:17-21), Paulo não quer dizer que a expiação realizada por Cristo na cruz seja deficiente em algum aspecto. Em vez disso, como a igreja é chamada a sofrer por e com Cristo (2Co 4:7-12; 1Ts 3:2-4), existe um requisito divinamente estabelecido de sofrimento a ser suportado pelos cristãos, particularmente quando eles, como Paulo, levam a notícia da obra reconciliadora de Cristo a outros. Paulo aprendeu pela primeira vez, no caminho para Damasco, que o Cristo ressurreto considera os sofrimentos do seu povo como seus (At 9:4-5). Paulo pode também estar se referindo aqui aos sofrimentos que acompanharão os últimos tempos (Mt 24:21-22), um período inaugurado pela morte e ressurreição de Cristo (Rm 13:11-14; 1Co 7:29). Se assim for, o sentido seria que o fim [escatológico] não pode vir, até que o número total desses sofrimentos preordenados tenha ocorrido. As palavras de Paulo no versículo 24 também explicam a referência ao sofrimento de Paulo pela igreja (Ef 3:13; 2Tm 2:10). Como servo do evangelho, Paulo se alegra com a oportunidade de participar dos sofrimentos do povo de Deus. A passagem não significa que a igreja seja uma encarnação contínua de Cristo, cujos membros, por meio de seu sofrimento, acrescentam mérito salvífico além do que Cristo realizou." 

*Comentário (traduzido) de Matthew Henry (Colossenses 1:24-29):
"Tanto os sofrimentos do Cabeça [Cristo], quanto os dos membros [Igreja], são chamados de sofrimentos de Cristo e constituem, por assim dizer, um só corpo de sofrimentos. Mas Ele sofreu pela redenção da Igreja; nós sofremos por outros motivos; pois apenas provamos superficialmente o cálice de aflições do qual Cristo primeiro bebeu profundamente. Pode-se dizer que um cristão completa o que resta dos sofrimentos de Cristo quando toma a sua cruz e, seguindo o exemplo de Cristo, suporta pacientemente as aflições que Deus lhe impõe. Sejamos gratos porque Deus nos revelou mistérios ocultos por séculos e gerações, e manifestou entre nós as riquezas da sua glória. À medida que Cristo é pregado entre nós, investiguemos seriamente se Ele habita e reina em nós; pois somente isso pode garantir a nossa esperança segura da sua glória. Devemos ser fiéis até a morte, em todas as provações, para que possamos receber a coroa da vida, e alcançar o fim da nossa fé, a salvação das nossas almas."