Translate

Print Friendly and PDF

20 dezembro 2023

EB9: "As lágrimas do Verbo encarnado"

 Arquivo em PDF

As lágrimas do Verbo encarnado

Os sacrifícios antigos eram humanos e transitórios. A expiação feita por Cristo é divina e permanente (Hebreus 10:1-10):

1Ora, visto que a lei tem sombra [prefigura] dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem.  2Doutra sorte, não teriam cessado de ser oferecidos, porquanto os que prestam culto, tendo sido purificados uma vez por todas, não mais teriam consciência de pecados? 3Entretanto, nesses sacrifícios faz-se recordação de pecados todos os anos, 4porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados. 5Por isso, ao entrar no mundo, diz***: Sacrifício e oferta não quiseste; antes, UM CORPO ME FORMASTE; 6não te deleitaste com holocaustos e ofertas pelo pecado. 7Então, eu disse: Eis aqui estou (no rolo do livro está escrito a meu respeito), para fazer, ó Deus, a tua vontade. 8Depois de dizer, como acima: Sacrifícios e ofertas não quiseste, nem holocaustos e oblações pelo pecado, nem com isto te deleitaste (coisas que se oferecem segundo a lei), 9então, acrescentou: Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a tua vontade. Remove o primeiro para estabelecer o segundo. 10Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas.”

[*** Comentário: Faithlife Study Bible,2016 ***]

“Em seu contexto original, o salmo aqui citado (Salmos 40:6-8) está associado a Davi, que entende que o viver correto é melhor do que os rituais corretos. [O autor aos Hebreus coloca este salmo como se estivesse nos lábios de Cristo]:

6Sacrifícios e ofertas não quiseste; abriste os meus ouvidos; holocaustos e ofertas pelo pecado não requeres. 7Então, eu disse: eis aqui estou, no rolo do livro está escrito a meu respeito; 8agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei.

[Warren W. Wiersbe, O Comentário de Exposição Bíblica, vol. 2 (Wheaton, IL: Victor Books, 1996), 313–314]

‘A frase “um corpo me preparaste” (Hb 10:5) não é encontrada na citação original. O Salmo 40:6 diz: “Abriste os meus ouvidos”. O escritor de Hebreus estava citando a Septuaginta, a tradução grega do Antigo Testamento. Como explicamos essa variação? Alguns relacionam “Abriste os meus ouvidos” com Êxodo 21:1–6, uma passagem que descreve as ações de um senhor cujo servo não queria ser libertado. O senhor fez um furo no lóbulo da orelha do servo, o que era um sinal de que o servo preferia permanecer com seu senhor. A ideia é que nosso Senhor era como um servo voluntário que tinha os ouvidos entediados.

[“antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana” (Fp 2:7)]

O problema com essa explicação é que apenas um ouvido estava perfurado, enquanto o versículo (Sl 40:6) fala de ambos os ouvidos. Além disso, o verbo usado em Êxodo 21:6 significa “perfurar”, enquanto o verbo no Salmo 40:6 significa “cavar”. Nosso Senhor era um servo, mas não é provável que o escritor tivesse isso em mente. Provavelmente “ouvidos abertos” significavam prontidão para ouvir e obedecer à vontade de Deus (ver Is 50:4–6). Deus deu ao Seu Filho um corpo preparado para que o Filho pudesse servir a Deus e cumprir Sua vontade na terra. Nosso Senhor referiu-se frequentemente a esta verdade (João 4:34; 5:30; 6:38; 17:4).

É claro que o mesmo Espírito Santo que inspirou o Salmo 40 tem o direito de amplificar e interpretar a Sua Palavra em Hebreus 10. “Ouvidos abertos” indica um corpo pronto para o serviço.

 

 

Perguntas retóricas:

- Caro irmão ou irmã, qual o verdadeiro significado do Natal para você?

- Você tem confiado no “bom velhinho”? Mesmo com as exortações do apóstolo Paulo (Rm 3:10-12), ecoando as palavras do Salmista (Sl 14:1-3 ou 53:1-3): “...não há quem faça o bem, não há nem um sequer...

As lágrimas do Verbo encarnado

- Caro irmã ou irmã, você sabe qual o menor versículo da Bíblia? Muitos acreditam que é “Jesus chorou” (Jo 11:35), ou “Não matarás” (Êx 20:13; 6º mandamento), mas, na verdade é “Disse Jó” (Jó 3:2; versão ARA).

- “Quando ia chegando, vendo a cidade [Jerusalém], chorou” (Lc 19:41)

- SermãoJesus chorou [C.H. Spurgeon # 2091, manhã de 23/06/1889]:

10. Observe também que seu corpo puro e sua alma sem pecado foram originalmente constituídos como os nossos. Quando seu corpo foi formado de acordo com aquele trecho da Escritura, ‘UM CORPO ME FORMASTE’, aquele corpo santo continha todo o aparato para a tristeza: a glândula lacrimal estava em seu olho [assim que nasceu e provavelmente chorou]. Onde não há pecado, se diria que não deveria haver tristeza; mas na formação daquele corpo abençoado, todos os preparativos [providências] para a expressão da dor foram tão plenamente preparados, quanto em qualquer um de nós. Seus olhos foram feitos para serem fontes de lágrimas, assim como os nossos. Ele também tinha em sua alma toda a capacidade de sofrimento mental. Como disse anteriormente, e repito mais uma vez, parece que não deveria haver lágrimas onde não há transgressões; e ainda assim o coração do Salvador foi feito para conter tristeza, assim como um jarro de ânfora*** foi feito para guardar o vinho. Sim, mais ainda, seu coração foi feito suficientemente espaçoso para ser um reservatório no qual deveriam ser acumuladas grandes torrentes de tristeza. Veja como a tristeza irrompe numa poderosa inundação! Observe o registro daquele dilúvio nestas palavras surpreendentes: ‘Jesus chorou’.”

***ânfora: amphora (latim); amphoreus (grego) = amphi- ("nos dois lados", "duplo" [duas alças]) + phoreus ("carregador", do verbo pherein, "carregar")

Qual o verdadeiro significado do Natal?

(Fonte: "O conhecimento de Deus", J.I. Packer, cap. 5, "Deus encarnado")

"O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu" (1Co 15.47)

'A afirmação cristã realmente extraordinária é a de que Jesus de Nazaré era Deus tornado em homem – que a segunda pessoa da Divindade se tornou o “segundo homem” (1Co 15.47), determinando o destino humano, a segunda cabeça representativa da raça, e que ele assumiu a humanidade sem perda da divindade, a fim de que Jesus de Nazaré fosse verdadeira e plenamente divino assim como era humano [doutrina da “dupla natureza de Cristo”]. Aqui há dois mistérios pelo preço de um: a pluralidade de pessoas dentro da unidade de Deus e a união da Divindade e da humanidade na pessoa de Jesus.'

'É aqui, no acontecimento ocorrido no primeiro Natal, que estão as mais insondáveis profundezas da revelação cristã. “O Verbo se fez carne” (Jo 1.14); Deus se tornou homem; o Filho divino se tornou um judeu; o Poderoso apareceu na terra como um frágil bebê humano [que deve ter chorado ao nascer como um bebê humano], incapaz de fazer mais do que ficar deitado, olhar, mexer-se e fazer ruídos, tendo a necessidade de ser alimentado, trocado e ensinado a falar como qualquer outra criança. E não havia nenhuma ilusão ou engano nisto: a primeira infância do Filho de Deus era uma realidade. Quanto mais você pensa nisso, mais extraordinário isso se torna. Nada na ficção (“bom velhinho”) é tão fantástico quanto esta verdade da encarnação.'

 

'QUEM É ESSA CRIANÇA? Os evangelhos de Mateus e Lucas nos contam em detalhes como o Filho de Deus veio a este mundo. Ele nasceu do lado de fora de um pequeno hotel em uma obscura vila judaica nos grandes dias do império romano. A história é geralmente embelezada quando a contamos de Natal em Natal, mas, na realidade, é desagradável e cruel. A razão pela qual Jesus nasceu do lado de fora é porque o hotel estava cheio e ninguém queria oferecer uma cama para uma mulher em trabalho de parto, de modo que ela teve de dar à luz em um estábulo e colocar o bebê num cocho de animais. A história é contada sem paixão e sem comentário, mas nenhum leitor consciencioso deixará de se arrepiar com a imagem de indiferença e degradação que ela representa.'

O bebê nascido em Belém era Deus feito homem:

'O Verbo se fez carne: um bebê humano real. Ele não deixou de ser Deus; ele não era menos Deus do que antes; mas ele havia começado a ser homem. Ele não era agora Deus menos alguns elementos de sua divindade, mas Deus e mais tudo o que ele havia tornado seu ao assumir a humanidade em si mesmo. Aquele que havia feito o homem agora estava sentindo como era ser um.'

'O mistério da encarnação é insondável. Não podemos explicá-lo, apenas formulá-lo. Talvez nunca tenha sido melhor formulado do que nas palavras do Credo Atanasiano: “Nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, é Deus e homem... perfeito Deus e perfeito homem... que, embora seja Deus e homem, ainda assim não é dois, mas um só Cristo; um não por conversão da Divindade em carne, mas porque Deus assumiu a natureza humana.'

'Nossa mente não pode ir além disso. O que vemos na manjedoura é, nas palavras de Charles Wesley: "Nosso Deus reduzido a um palmo... Incompreensivelmente tornado homem".'

'Algumas vezes, teólogos têm brincado com a ideia de que a encarnação tenha tido original e basicamente o propósito de aperfeiçoar a ordem criada e que seu significado redentivo foi, por assim dizer, uma decisão posterior de Deus; mas como James Denney corretamente insistiu, “o Novo Testamento não diz nada acerca de uma encarnação que possa ser definida sem a sua relação com a expiação... Não foi Belém, mas o Calvário, o foco da revelação, e qualquer construção de Cristianismo que ignore ou negue isto estará distorcendo o Cristianismo, ao colocá-lo fora de foco” (The Death of Christ, 1902, p. 235). O significado crucial do berço [manjedoura] em Belém está em seu lugar na sequência dos passos descendentes que levaram o Filho de Deus até a cruz do Calvário, e nós não o entendemos até vê-lo dentro de seu contexto.'

------------------------------------------------

"Um dom inefável" (Stephen Yuille)

"O Infinito tornou-se finito. O Criador se tornou uma criatura. Ele (que fez todas as coisas a partir do nada) nasceu de uma mulher. Ele (a quem os céus não podem conter) estava contido no pequeno útero de uma mulher. O pão da vida estava com fome. A água da vida estava com sede. O maior descanso estava cansado. A maior alegria estava triste. A maior fúria e o maior favor se encontraram na cruz. O maior ódio e o maior amor se manifestaram na cruz. Infinita justiça foi satisfeita e infinita misericórdia foi garantida na cruz. Estamos enriquecidos por Sua pobreza, preenchidos por Seu vazio, exaltados por Sua desgraça, curados por Suas feridas, confortados por Sua dor, e justificados por Sua condenação.

'Graças a Deus pelo seu dom inefável!' (2Co 9:15)"

Aplicações finais:

<#1> O nascimento do nosso “Salvador” (“Deus conosco” Mt 1:23):

https://astse.blogspot.com/2021/08/aprendizado-piedoso-131.html

<#2> O nascimento do nosso “Senhor, Justiça nossa” (“Jeová Tsidkenu” Jr 23:6):

https://astse.blogspot.com/2013/07/aprendizado-piedoso-66.html

<#3> Obediência:

Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a tua vontade” (Hb 10:9)

Disse-lhes Jesus [aos discípulos]: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra” (Jo 4:34)

<#4> Gratidão e Encorajamento:

Caro irmão (irmã), que você tenha um “abençoado Natal em família”, e um “Ano Novo repleto da companhia constante do Senhor Jesus Cristo”.

SDG

---------------------------------------- 

 Mensagem:

PIBREP - 17/12/2023