"Veja que Cristo estabeleça a pedra fundamental da sua profissão de fé, pois o vento, a chuva e as inundações não derrubarão o Seu edifício. Suas obras não têm prazo menor do que a eternidade." (Carta 248)
"Seja qual for a sua culpa, quando ela cai no mar da misericórdia de Deus, é como uma gota de sangue caída num grande oceano." (Carta 256)
"Deus é verdadeiro tanto no menor quanto no maior, e Ele deve ser assim para você. Não podes chamá-Lo de verdadeiro numa página da folha e de falso na outra, pois nosso Senhor, em todos os Seus escritos, nunca se contradisse." (Carta 249)
"Se pudéssemos ser fiéis, nosso barco não racharia, nosso mastro não quebraria e nossas velas não seriam destroçadas pelo mar." (Carta 260)
"Deixe que Cristo tenha poder de comando e um trono de rei em você." (Carta 262)
"Tome a Cristo, todavia, uma tempestade poderá segui-Lo." (Carta 264)
"Nossos sofrimentos são lavados no sangue de Cristo, bem como nossas almas, pois os méritos de Cristo trouxeram uma bênção às cruzes (tribulações) dos filhos de Deus." (Carta 265)
"O mundo não conhece a nossa vida; é um mistério para eles. Temos o lado ensolarado do mundo e o nosso paraíso está muito acima do deles. Sim, o nosso choro está acima do riso deles que é como o crepitar dos espinhos debaixo de uma panela (Eclesiastes 7:6)." (Carta 274)
"Sabeis que estais tão perto do céu, tanto quanto estais longe de ti mesmo." (Carta 272)
"Tenho certeza de que os problemas não prevalecerão sobre nós, se eles forem apenas os oficiais do nosso Senhor para nos manter em Sua custódia enquanto estivermos deste lado do céu." (Carta 273)
"Seu navio irá contra todas as tempestades se sua âncora for fixada em um bom terreno - quero dizer, além do véu." (Carta 271)
"Ainda que minha fé esteja pendurada por um pequeno fio ou linha, espero que esta não se rompa. E ainda que meu Senhor não tenha nada de minha parte, a não ser desejos débeis, confio que eles serão aceitos na conta de Cristo." (Carta 275)
"A incredulidade pode desencadear um monte de pensamentos pesados e desalentadores. Então, Cristo pede confiança em meio às minhas apreensões incrédulas, e me atrai a crer em Sua luz do dia quando é meia-noite." (Carta 275)
"Não terás permissão para mover-te silenciosamente para o céu, na companhia de Cristo, sem um conflito e uma cruz." (Carta 275)
"Um orvalho enevoado será suficiente para a chuva, e para fazer algum bem, e manter um pouco de verdor nas ervas, até as nuvens do nosso Senhor se derramarem sobre a terra, e enviarem uma rega de chuva. Realmente acho que o orvalho enevoado de Cristo é uma mensagem de boas-vindas do céu, até a chuva do meu Senhor cair." (Carta 277)
"O mar está parado, e o vento do Seu Espírito está calmo, e eu não posso obter um vento, pedindo ao mar para fazer com que ele flua novamente. Só espero nas margens e na costa, até o Senhor mandar um mar cheio, para que, com velas içadas, eu possa me elevar a Cristo." (Carta 277)
"Que bem seria para minha alma se Cristo fosse minha própria matéria-prima, e que eu O amasse e respirasse nEle, não podendo viver sem Ele." (Carta 277)
"Ele invadiu a alma do pobre prisioneiro, como a dilatação [o transbordar (Josué 3:15)] do Jordão. Estou saciado; uma grande maré alta das consolações de Cristo me transbordou." (Carta 289)
[Trechos das Cartas de Samuel Rutherford, extraído do devocional "Pensamentos Diários para o Ano"]